Regime tributário: uma forma legal de economizar nos impostos

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Saiba Qual Regime E Mais Economico Para Comerciante Varejista Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Regime tributário para comércio varejista – tudo o que precisa saber antes de escolher o seu

A escolha do regime tributário influencia muito o pagamento de impostos, saiba como fazer a escolha certa para economizar no seu negócio e manter a empresa dentro da legalidade

No Brasil, os comerciantes varejistas têm duas opções de regime tributário: o Simples Nacional e o Lucro Presumido. Cada um tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas para escolher o melhor para o negócio.

O Simples Nacional é um regime tributário criado pelo Governo Federal visando simplificar a cobrança de impostos das micro e pequenas empresas. É uma opção interessante para quem quer reduzir a burocracia e os custos com contabilidade.

Já o Lucro Presumido é um regime tributário mais complexo, mas que pode ser mais vantajoso para empresas com maior faturamento. Neste artigo, vamos comparar os dois regimes tributários a fim de que você possa escolher o melhor para o seu negócio.

O que é regime tributário

O regime tributário é uma forma de organizar como sua empresa paga impostos. Cada empresa tem direito a optar pelo regime tributário que mais se adapta às suas necessidades. 

Existem quatro opções disponíveis no Brasil, são elas: o Simples Nacional, o Lucro Real e o Lucro Presumido e também o MEI.

Cada uma dessas opções apresenta vantagens com relação à redução de impostos, e isso pode variar muito de acordo com o porte da empresa e sua atividade. 

Para decidir qual é o melhor regime tributário para você, é importante ter informações sobre os pontos fortes e fracos de cada opção. 

Se você se interessou por este artigo, confira esses também:

Como realizar a escolha do regime tributário

É conhecido por todos que o comerciante varejista está sujeito a grandes impostos e tributos. Por isso, para que ele possa minimizar seu custo fiscal, é importante que opte pelo regime tributário que seja mais vantajoso para o seu negócio. 

O regime tributário envolve um conjunto de regras fiscais aplicadas ao estabelecimento, que o define como microempreendedor individual, empresa de pequeno porte ou empresa de grande porte. Cada um tem suas peculiaridades, vantagens e desvantagens, segundo o porte de cada empreendedor.

O MEI (Microempreendedor Individual) possui como principal peculiaridade a simplificação na hora de pagar os impostos, pois ele se enquadra no Simples Nacional, que é um sistema criado para unificar os tributos em apenas um pagamento mensal. Por outro lado, o MEI possui limites quanto ao faturamento anual, ficando limitado a R $81.000,00.

Já para o comerciante que tem uma empresa de pequeno porte, como é o caso de uma loja de eletrodomésticos, existe a possibilidade de alíquota diferenciada para cada operação e a possibilidade de utilizar a contabilidade simplificada. 

Por outro lado, para essa categoria, existe a obrigação de recolhimento de tributos federais, estaduais e municipais, bem como a obrigação de arquivar documentos como a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica.

Por fim, para o grande empreendedor, que possui uma grande loja ou empresa, ele tem a possibilidade de dedução de alguns impostos, como a COFINS, PIS e INSS, que são abatidos no Imposto de Renda das empresas. Porém, nesse caso, o empreendedor é obrigado a ter uma boa estrutura contábil, pois é necessário arquivar muitos documentos como DIRF, DCTF, a Escrituração Contábil Digital e outros.

Assim, a fim de que o comerciante varejista possa ter a menor carga tributária possível, é importante que ele avalie qual regime tributário é mais vantajoso para seu negócio e opte por aquele que mais se adequa às suas necessidades. 

Não existe apenas um regime tributário ideal, existe o regime tributário que melhor se adequa a sua empresa.

Tenha uma contabilidade especialista em comércio varejista ao seu lado

Tenha especialistas com você

Com a tributação complexa encontrada no Brasil, os comerciantes estão sempre em busca de reduzir a sua carga tributária. Para isso, é importante ter especialistas ao seu lado.

A contabilidade é um aliado importante para o comércio varejista, e somente ela pode ajudar a identificar pontos em que você pode reduzir o pagamento de impostos, seja por meio de estratégias fiscais, mudanças na estrutura da empresa ou até mesmo na escolha do regime tributário. 

Entre em contato com a gente e saiba como escolher o melhor regime tributário para você!

Para isso, basta clicar no link abaixo e preencher seus dados e clicar em “Enviar”, em breve um de nossos especialistas entrará em contato com você.

Se preferir, temos o botão do WhatsApp no canto da tela, basta clicar e falar com um de nossos especialistas agora mesmo.

Escolha o regime tributário ideal para o seu comércio!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
 Regime tributário: uma forma legal de economizar nos impostos
Article Name
Regime tributário: uma forma legal de economizar nos impostos
Description
Regime tributário para comércio varejista - tudo o que precisa saber antes de escolher o seu. Leia o nosso artigo e saiba mais do assunto!
Author
Publisher Name
Oliveira e Schettini
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top