Tudo o que você precisa saber sobre a nota fiscal de entrada

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Nota Fiscal De Entrada Entenda O Que E E Como Emitir Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Tudo o que você precisa saber sobre a nota fiscal de entrada

Saiba o que é, como funciona e como emitir a nota fiscal de entrada para evitar problemas em sua empresa.

As empresas são obrigadas a emitir notas fiscais sempre que venderem um produto ou que prestarem um serviço a um cliente. Isso todos nós já sabemos, mas você sabia que também deve emitir nota fiscal quando uma mercadoria é adquirida ou quando retorna para a sua empresa?

Estamos falando da nota fiscal de entrada, que também deve ser emitida e armazenada corretamente a fim de evitar prejuízos futuros.

Mas o que é essa NF de entrada? Quando e como emiti-la? No artigo de hoje, vamos trazer a resposta para essas e para outras perguntas.

Confira!

O que é a nota fiscal de entrada?

A nota fiscal de entrada é um documento fiscal utilizado para comprovar e formalizar a movimentação de mercadorias recebidas pela empresa, seja devido à compra de produtos, à devolução ou ao retorno.

Essa movimentação de mercadoria recebida engloba a compra de matéria-prima para fabricação, os produtos que serão revendidos, os serviços necessários à atividade comercial etc.

Sendo assim, tanto o fornecedor da sua empresa quanto você podem emitir a NF de entrada.

Como assim? Quando o seu fornecedor vende um produto para a sua empresa, ele precisa emitir nota fiscal comprovando a venda do produto, certo? Você pode utilizar essa mesma nota fiscal para fazer o registro da entrada dessa mercadoria na sua empresa.

Contudo, quando, por algum motivo legal, o seu fornecedor for isento da emissão da nota fiscal, por não ser contribuinte do ICMS, por exemplo, você terá a obrigação de emitir a nota fiscal de entrada.

Quando posso emitir uma nota fiscal de entrada?

De maneira geral, você deve emitir nota fiscal de entrada sempre que houver a movimentação de mercadoria de entrada em sua empresa. Sendo assim, as principais situações em que ela deve ser emitida são:

  • Compra de produtos importados;
  • Devolução de mercadorias;
  • Retorno de industrialização;
  • Quando o fornecedor não for obrigado a emitir notas fiscais;
  • Quando a mercadoria sair da empresa para algum evento específico e, depois, retornar à empresa;
  • Entrada de produtos comprados por meio de leilões ou de casos semelhantes.

Mas como emitir essas notas fiscais de entrada? Confira a seguir!

Como emitir uma nota fiscal de entrada?

Existem duas formas de realizar esse procedimento, através da importação de nota fiscal ou da emissão de nota fiscal. Vejamos cada uma dessas opções a seguir:

  • Nota fiscal de entrada por importação: ocorre quando a empresa fornecedora emite a nota fiscal da venda da mercadoria. Nesse caso, basta que você importe o arquivo XML da nota e que registre a entrada do documento no seu controle de estoque e no seu controle tributário.
  • Nota fiscal de entrada: ocorre quando você mesmo é o responsável pela emissão da nota fiscal de entrada da sua empresa. Nesse caso, o procedimento é o mesmo utilizado para emissão de notas fiscais de saída de mercadoria, ou seja, através do sistema próprio oferecido pela prefeitura ou de um software de emissão de nota fiscal.

Lembrando que, para realizar a emissão de notas fiscais, você precisa ter o cadastro junto aos órgãos responsáveis e ter o certificado digital.

Para saber mais sobre a emissão de notas fiscais, acesse os links abaixo:

Ficou alguma dúvida? Achou o processo muito burocrático ou simplesmente não tem tempo para se dedicar com atenção a esses procedimentos? Nós podemos ajudar! 

Conte com o suporte especializado da Oliveira e Schettini Contabilidade!

A fim de que todo o processo de emissão e registro de notas fiscais seja realizado de forma segura, correta e sem burocracia, você deve contar com o auxílio de quem é especialista no assunto.

E nós, da Oliveira e Schettini Contabilidade, temos a expertise necessária para cuidar de todo esse processo para você com qualidade, com eficiência e com transparência.

Conosco, você terá mais tempo para cuidar de outras áreas importantes para a gestão da sua empresa com a segurança de que ela estará em conformidade legal por cumprir todas as obrigações devidamente.

Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

REALIZE A EMISSÃO DE SUAS NOTAS FISCAIS DE ENTRADA SEM DORES DE CABEÇA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Nota fiscal de entrada: saiba tudo sobre o assunto
Article Name
Nota fiscal de entrada: saiba tudo sobre o assunto
Description
Tudo o que você precisa saber sobre a nota fiscal de entrada. Leia o nosso artigo e confira mais informações sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Oliveira & Schettini Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top