Saiba tudo sobre o DBE!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Dbe Saiba O Que E E Como Solicitar Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Tudo o que você precisa saber sobre o DBE

Conheça o guia que você precisava sobre o DBE

O processo de abertura e legalização de empresas envolve muitos processos e solicitações de documentos. Um desses documentos é o DBE — Documento Básico de Entrada.

Trata-se de um documento fundamental para as empresas, pois é necessário para que o empreendedor realize qualquer tramitação que envolva o CNPJ da empresa.

Dessa forma, o artigo de hoje foi preparado para ajudar, você, querido empreendedor, a entender como funciona esse documento e conhecer o passo a passo para realizar a sua solicitação.

Acompanhe! 

O que é DBE?

O DBE —Documento Básico de Entrada — foi criado para tornar o processo de abertura de empresas mais fácil e ágil. Trata-se de um documento concedido pela Receita Federal e necessário para que o empreendedor possa realizar qualquer tipo de movimentação que envolva o CNPJ da empresa, desde a sua abertura até alteração ou cancelamento.

Ele é preenchido e solicitado no sistema da Receita Federal via RedeSim, seguindo o mesmo processo em todo o Brasil.

O DBE também é chamado de Protocolo de Transmissão para os contribuintes que utilizam o Certificado Digital ou a senha do Gov.br conveniada ao sistema.

Vale ressaltar ainda que o MEI não precisa do DBE, ele pode utilizar o CCMEI.

Veja também:

Para que serve o DBE?

O DBE ou Protocolo de Transmissão é fundamental para a rotina burocrática do empreendedor, pois é utilizado em todas as tramitações da empresa. Dessa forma, ele facilita a vida do empreendedor que deseja solicitar o CNPJ, e da própria Receita Federal ao facilitar a organização dos processos internos relacionados à abertura de CNPJ.

Além disso, o DBE também é utilizado na terceirização de serviços e contratação de profissionais como pessoas jurídicas.

Dessa forma, dentre os inúmeros benefícios do DBE, podemos citar que ele é utilizado para:

  • Declarar a nulidade do cadastro;
  • Inscrição e alteração de dados de uma empresa;
  • Dar baixa ou restabelecer um CNPJ;
  • Terceirizar serviços e contratar profissionais PJ.

Como solicitar o DBE?

  1. Reúna os documentos necessários: Devido ao fato do DBE ser gerado no momento de abertura do CNPJ, os documentos exigidos são: RG, CPF e título de eleitor.
  2. Baixe o Programa Gerador de Documento da Receita Federal: ele é utilizado para realizar o preenchimento da ficha cadastral de pessoa jurídica e para encaminhar a solicitação de cadastro.
  3. Solicite o DBE: a solicitação pode ser feita de forma online, através do portal Redesim ou e-CAC (Receita Federal) ou até mesmo em instituições financeiras autorizadas pela Receita. Vale ressaltar, contudo, que para solicitar o DBE pelo e-CAC é necessário possuir certificado digital.
  4. Preencha as informações necessárias: fique atento às diferenças entre “Inscrição de Primeiro Estabelecimento” que se refere à matriz, e “Inscrição de Demais Estabelecimentos”, que diz respeito às filiais. Além disso, guarde o número de recibo e o número de identificação para realizar consultas futuras e possíveis alterações.
  5. Finalize o processo de solicitação: após preencher todas as informações necessárias e solicitadas, clique em “Finalizar Preenchimento” no topo da página, avance a etapa clicando em “Transmitir” e imprima o “Recibo de entrega do documento”.

O DBE ou o Protocolo de Transmissão ficará disponível para impressão na página da Receita Federal, na opção Empresa/Cadastro CNPJ “Acompanhamento da solicitação CNPJ via Internet (Situação do Pedido)”. Para saber mais, clique aqui!

Por fim, é importante ressaltar que para ter maior praticidade, efetividade e segurança em todo esse processo, é fundamental que você conte com o apoio de um profissional contábil para realizar essa etapa, que deve ser realizada com bastante cuidado e atenção.

Conte com a excelência da Oliveira e Schettini Contabilidade!

Nós, da Oliveira e Schettini Contabilidade, estamos há mais de 25 anos no mercado auxiliando empresas de diferentes portes e segmentos com os processos contábeis, fiscais, tributários, de abertura e legalização de empresas, entre outros.

Dessa forma, temos a expertise e a experiência necessárias para auxiliar você em todo o processo de solicitação relacionado ao DBE, bem como nas demais etapas do processo de abertura e legalização da sua empresa.

Quer conhecer de perto os nossos serviços e tirar suas dúvidas? Entre em contato conosco agora mesmo!

SOLICITE O DBE DA SUA EMPRESA AGORA MESMO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Saiba tudo sobre o DBE!
Article Name
Saiba tudo sobre o DBE!
Description
Tudo o que você precisa saber sobre o DBE. Leia o nosso artigo, confira mais informações e fique por dentro do assunto.
Author
Publisher Name
Oliveira & Schettini
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top