Fim da Eireli: tudo o que você precisa saber!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

O Guia De Que Voce Precisava Sobre O Fim Da Eirelli Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Fim da Eireli: descubra qual tipo societário a substituiu!

Saiba tudo sobre o fim da Eireli, bem como o tipo societário que a substituiu e entenda como ele funciona.

Escolher o formato jurídico de uma empresa é uma das etapas mais importantes do processo de abertura e de formalização de um empreendimento.

Até pouco tempo, o formato Eireli era um dos mais utilizados pelos empresários brasileiros. Contudo, em agosto de 2021, com a Lei 14.195, foi determinado o fim da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli).

Dessa forma, quais são as opções dos novos empreendedores? Qual tipo societário substituiu a Eireli?

No artigo de hoje, vamos trazer as respostas para essas e para outras perguntas a respeito do fim da Eireli.

Acompanhe!

Quando aconteceu o fim da Eireli?

Criada em julho de 2011, a partir da Lei Nº 12.441, a empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli) era um formato jurídico disponível para empreendimentos com um único sócio responsável, tendo este responsabilidade limitada sobre o negócio, ou seja, os seus bens eram separados dos bens da empresa. 

Essa característica da Eireli era algo que chamava a atenção de muitos empreendedores, tornando esse formato jurídico bastante popular.

Por meio da Lei 14.195, em 26 de agosto de 2021, foi decretado o fim da Eireli.

Veja também:

Por que aconteceu o fim da Eireli?

Mesmo trazendo o benefício da responsabilidade limitada e de não exigir faturamento para o enquadramento da empresa no formato Eireli, os empreendedores eram obrigados a realizar a declaração de capital social mínimo de 100 salários mínimos, o que era considerado um ponto negativo desse formato.

Sendo assim, com a criação da Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), trazida pela “Lei da Liberdade Econômica” (Lei 13.874/2019), muitos novos empreendedores passaram a optar por esse novo formato jurídico.

Isso porque a SLU trazia as mesmas características atrativas da Eireli, como a responsabilidade limitada e a possibilidade de abrir empresa com um único sócio responsável, com um diferencial muito importante, que é a não obrigatoriedade de capital social mínimo para se enquadrar nesse formato jurídico.

Dessa forma, com a existência de dois formatos jurídicos com finalidades parecidas e com a preferência pela SLU por parte dos empreendedores, a Lei 14.195/21 decretou o fim da Eireli.

O que substituiu a Eireli?

Com o fim da Eireli, todas as empresas que possuíam esse formato jurídico passaram, automaticamente, ao formato SLU, como indica o artigo 41º da Lei 14.195/21:

As empresas individuais de responsabilidade limitada existentes na data da entrada em vigor desta Lei serão transformadas em sociedades limitadas unipessoais independentemente de qualquer alteração em seu ato constitutivo. 

Dessa maneira, os empreendedores passam a ter 4 opções de escolha de enquadramento jurídico: MEI, EI, SLU e LTDA.

Mas e quem era Eireli, o que essa mudança implica, na prática, para essas empresas? Veja a seguir!

O que mudou com o fim da Eireli?

De modo geral, podemos afirmar que essa mudança não trouxe muitos impactos na vida dos empresários que eram Eireli, tendo em vista que a mudança foi automática.

Mas é importante tomar algumas providências, haja vista que a sua razão social foi alterada, como realizar as atualizações necessárias nos locais em que a empresa possui cadastro.

Para essa atualização, é necessária a apresentação da ficha cadastral, que é disponibilizada por meio do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), devidamente preenchida e assinada.

Para tirar todas as suas dúvidas, você pode entrar em contato conosco. Os profissionais da Oliveira e Schettini Contabilidade estão à sua disposição para esclarecer suas dúvidas e para prestar o suporte necessário.

Conte com os serviços de excelência da Oliveira e Schettini Contabilidade!

Além de prestar o suporte completo sobre os procedimentos necessários que devem ser tomados com a mudança da Eireli e esclarecer todas as suas dúvidas, nós, da Oliveira e Schettini Contabilidade, podemos te ajudar no processo de abertura e de formalização da sua empresa caso você esteja iniciando um novo negócio.

Afinal, somos especialistas em abertura e em legalização de empresas de diferentes portes e segmentos. Temos a experiência e a expertise necessárias para prestar o suporte de que você e a sua empresa precisam.

Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo!

ABRA E LEGALIZE A SUA EMPRESA AGORA MESMO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Fim da Eireli: tudo o que você precisa saber!
Article Name
Fim da Eireli: tudo o que você precisa saber!
Description
Fim da Eireli: descubra qual tipo societário a substituiu! Leia o nosso artigo e confira todas as informações sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Oliveira & Schettini
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top