Importação simplificada: tudo que você precisa saber!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Descubra Tudo Sobre A Importação Simplificada! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Descubra tudo sobre a importação simplificada

Importar bens de baixo valor é uma das saídas para muitas empresas e pessoas. Saiba como funciona a importação simplificada!

Você sabia que a importação simplificada pode facilitar o processo para empresas e pessoas que desejam importar bens de baixo valor?

Neste artigo, explicaremos mais sobre essa modalidade, bem como alguns fatores essenciais como as vantagens e quem, de fato, pode realizar.

Além disso, mostraremos os principais passos e como uma contabilidade especializada pode te ajudar nesse processo.

Portanto, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!

Leia também:

O que é importação simplificada?

Trata-se da atividade permitida para empresas ou pessoas que desejam efetuar importações com valor abaixo do equivalente, que seria de 3 mil dólares por importação.

Vale destacar que, neste valor, já devem ser considerados os valores referentes às mercadorias, frete e do seguro.

A importação simplificada pode ser realizada por meio de remessa postal, encomenda aérea ou bagagem desacompanhada, dependendo do tipo de produto e da finalidade da importação.

Além disso, dispensa a necessidade de autorização ou certificação de alguns órgãos reguladores, como Inmetro ou Anvisa.

Como fazer a importação simplificada de maneira correta?

Para fazer a importação simplificada, é preciso preencher e apresentar a Declaração Simplificada de Importação (DSI), um documento que registra os dados da operação e que é pré-requisito para o despacho aduaneiro.

A DSI pode ser feita de forma eletrônica, por meio do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), ou de forma manual, por meio de formulário próprio.

Além da DSI, é preciso apresentar os documentos que comprovem os seguintes quesitos:

  • Origem
  • Propriedade
  • Valor dos bens importador

Também é preciso recolher os impostos e as taxas incidentes sobre a importação, como o Imposto de Importação (II), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a Taxa de Utilização do Siscomex.

Quais as vantagens para as empresas de importação?

A importação simplificada oferece diversas vantagens para as empresas de importação, como agilidade, economia e flexibilidade.

Por que ter apoio de uma contabilidade especializada nesse processo?

Apesar de ser mais simples do que a importação comum, a importação simplificada ainda exige o cumprimento de algumas normas e obrigações fiscais, tributárias e aduaneiras, que podem variar, conforme o tipo de produto, país de origem e finalidade da importação.

Por isso, é importante ter o apoio de uma contabilidade especializada em importação e exportação, visando obter orientações sobre as etapas necessárias, desde a escolha do fornecedor até a liberação ou recebimento dos bens que forem importados.

Dessa forma, o apoio contábil também pode ajudar o importador a planejar e otimizar suas operações, buscando oportunidades melhores em seu mercado, bem como soluções logísticas e alternativas tributárias adequadas.

Isso permite reduzir custos, riscos e o período gasto durante todo o processo de importação.

Conte conosco, da Oliveira e Schettini!

Pudemos ver que a importação simplificada é uma modalidade que facilita o processo para empresas e pessoas que buscam importar bens de valores baixos, legal e eficientemente.

No entanto, envolve análise sobre diversos fatores e o apoio de uma contabilidade é essencial para garantir que tudo seja realizado de maneira correta.

Nós, da Oliveira e Schettini, somos uma empresa com mais de 25 anos de experiência, que realiza serviços de assessoria, acompanhamento, planejamento e controle fiscal ou contábil.

Temos um time de profissionais altamente capacitado e pronto para oferecer soluções eficientes, conforme suas reais necessidades, visando garantir os melhores resultados possíveis.

Portanto, converse conosco e veja como podemos te ajudar na gestão das suas atividades empresariais!

Converse com os especialistas em importação!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top