Entenda como funciona o imposto de importação

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

O Guia Que Voce Precisava Sobre O Imposto De Importacao Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Tudo o que você precisa saber sobre imposto de importação

Entenda o imposto de importação e faça da tributação a sua aliada

A tributação brasileira costuma gerar uma grande dor de cabeça e confusão nos contribuintes, principalmente quando falamos no Imposto de Importação (II).

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como a forma que esse imposto é cobrado, suas alíquotas, base de cálculo, isenção, etc, para que você evite problemas com a fiscalização.

Então continue conosco e tire todas as suas dúvidas!

O que é o imposto de importação e quando ele é cobrado?

O Imposto de Importação (II) é um tributo federal que incide sobre as mercadorias estrangeiras que entram em território nacional. Para a incidência do II, também devemos considerar como estrangeira a mercadoria nacional ou nacionalizada exportada que retornar ao país, salvo as seguintes exceções:

  • Caso seja enviada em consignação e não vendida no prazo autorizado;
  • Caso seja devolvida por motivo de defeito técnico, para reparo ou substituição;
  • Por motivo de modificações na sistemática de importação por parte do país importador;
  • Por motivo de guerra ou calamidade pública;
  • Por outros fatores alheios à vontade do exportador.

Além disso, vale ressaltar que o imposto de importação não incide sobre mercadoria estrangeira:

  • Destruída sob controle aduaneiro, sem ônus para a Fazenda Nacional, antes de desembaraçada;
  • Em trânsito aduaneiro de passagem, acidentalmente destruída; ou
  • Que tenha sido objeto de pena de perdimento, exceto na hipótese em que não seja localizada, tenha sido consumida ou revendida.

Fonte: Decreto-Lei Nº 37, de 18 de novembro de 1966.

Para saber um pouco mais sobre a importação e suas taxas, basta acessar os links abaixo:

Agora que você já sabe o que, de fato, é o imposto de importação e o seu fato gerador, vamos entender como funciona as suas alíquotas, sua base de cálculo e isenção. Acompanhe!

Qual é a alíquota do imposto de importação?

Regra geral, a alíquotas do imposto de importação podem ser específicas (determinada conforme a unidade dos itens importados) ou “ad valorem” (em porcentagem, calculada sobre o valor do item importado), ou mesmo pela conjugação de ambas, conforme Lei Nº 3.244/1957.

Para a definição dessas alíquotas, devem ser observadas a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) e a Tarifa Externa Comum (TEC). Dessa forma, para saber exatamente o valor da alíquota, deve-se conhecer o NCM do seu produto para que seja possível consultar a alíquota do II em programas, como o Simulador do Tratamento Tributário e Administrativo das Importações.

Como funciona a base de cálculo do imposto de importação?

Dessa forma, conforme o artigo 2º do Decreto-Lei Nº 37, a base de cálculo do imposto de importação podem ocorrer de duas formas:

  1. Quando a alíquota for específica: a base de cálculo será a quantidade de mercadoria expressa na unidade de medida indicada na tarifa;
  2. Quando a alíquota for “ad valorem” (percentual): a base de cálculo será o valor aduaneiro apurado segundo as normas do art.7º do Acordo Geral sobre Tarifas Aduaneiras e Comércio – GATT

Há isenção do imposto de importação?

Sim, existe uma série de mercadorias que são isentas do imposto de importação, como as enviadas em consignação que não foram vendidas no prazo determinado, mercadorias devolvidas para reparo ou para substituição devido a defeitos técnicos, livros, jornais, medicamentos aprovados pela ANVISA, etc.

Para saber se o seu produto tem direito à isenção ou à alíquota zero, bem como para realizar o cálculo e recolhimento correto dos impostos e tarifas que envolvem a importação, é fundamental que você conte com o suporte de especialistas no assunto.

Conte com a Oliveira e Schettini Contabilidade!

Nós, da Oliveira e Schettini Contabilidade, somos especializados em serviços contábeis, legais e fiscais para empresas de importação e exportação

Dessa forma, dominamos a legislação e estamos sempre atualizados sobre as suas mudanças para que a sua empresa se mantenha sempre em conformidade legal, além de aproveitar os benefícios fiscais disponíveis, como as isenções.

Entre em contato conosco para que possamos conversar sobre a sua empresa, as suas necessidades e objetivos. Assim, vamos juntos encontrar as melhores soluções para o seu negócio.

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM ESPECIALISTAS EM SUA EMPRESA DE IMPORTAÇÃO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post
Summary
Entenda como funciona o imposto de importação
Article Name
Entenda como funciona o imposto de importação
Description
Tudo o que você precisa saber sobre imposto de importação. Leia o nosso artigo e confira mais detalhes sobre o assunto.
Author
Publisher Name
Oliveira e Schettini
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Impostos Para Clínicas Médicas (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos para clínicas médicas: Como otimizá-lo!

Impostos para clínicas médicas: estratégias essenciais para otimização tributária Descubra como sua clínica médica pode reduzir custos e evitar penalidades através de uma gestão tributária eficaz No complexo mundo da saúde, gerenciar uma clínica médica vai muito além do atendimento

Gestão Financeira Para Profissionais De Saúde - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Dicas de Gestão Financeira para Profissionais de Saúde

Gestão Financeira para Profissionais de Saúde: Dicas Essenciais para o Sucesso do seu Consultório Descubra como um planejamento financeiro eficaz pode transformar seu consultório em uma clínica de sucesso. A gestão financeira para profissionais de saúde é uma peça fundamental

Contabilidade Médica - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Contabilidade Médica: Aumente Lucros no seu Consultório

Contabilidade Médica: Otimize suas finanças e alcance o sucesso na gestão financeira para médicos Descubra como uma contabilidade médica especializada pode transformar sua gestão financeira, aumentar seus lucros e garantir a sustentabilidade do seu consultório ou clínica. A gestão financeira

Descubra Como A Telemedicina Revoluciona A Gestão Clínica Dos Médicos! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Descubra como a telemedicina revoluciona a gestão clínica!

Como a telemedicina transforma a gestão clínica e garante atendimento durante crises Descubra como a telemedicina está transformando a gestão clínica e garantindo atendimento de qualidade durante crises. A telemedicina tem revolucionado a gestão de clínicas e consultórios, especialmente em

Como Médicos Autônomos Podem Reduzir Impostos Efetivamente (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Como Médicos Autônomos Podem Reduzir Impostos Efetivamente

Estratégias de redução de impostos para médicos que trabalham como autônomos Descubra métodos comprovados para reduzir a carga tributária de médicos autônomos e aumentar seus rendimentos. A contabilidade médica é essencial para médicos que atuam como autônomos, especialmente quando se

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top