Entenda como funciona o financiamento para exportação

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

O Guia Que Voce Precisava Sobre O Financiamento Para Exportacao Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Tudo o que você precisa saber sobre o financiamento para exportação!

Conheça os tipos de financiamento para exportação e escolha o mais vantajoso para a sua empresa

Existem vários tipos de financiamento para exportação, os quais apresentam suas regras, valores, vantagens e desvantagens. Dessa forma, conhecer cada um deles e entender como funcionam é uma forma de aproveitar melhor esse benefício e de evitar prejuízos.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o financiamento para exportação, apresentando cada uma das suas modalidades para que você faça a escolha certa.

Acompanhe! 

O que é financiamento para exportação?

O financiamento para exportação consiste em uma linha de crédito cujo objetivo é oferecer apoio financeiro para que o empreendedor possa realizar as etapas devidas do processo de exportação.

Trata-se de uma forma de trazer mais competitividade para as exportações no Brasil e promover o incentivo para que o país aumente a sua participação no comércio internacional.

As linhas de crédito para a exportação são divididas em dois grupos, a saber:

  • Pré-embarque: financiamento para quem produz o que será exportado;
  • Pós-embarque: financiamento para a comercialização dos produtos.

Saiba mais sobre a exportação:

Quais são os tipos de financiamento para exportação?

Dentre os dois grupos de linha de crédito, podemos citar que os principais tipos de financiamento são:

  • Pré-embarque: ACC, Pré-pagamento e BNDES EXIM Pré-embarque;
  • Pós-embarque: ACE, EXIM pós-embarque e PROEX.

Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles a seguir:

  • ACC (Adiantamento sobre Contratos de Câmbio) e ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues)

Como o nome indica, o ACC consiste em um adiantamento do valor do contrato de exportação. Essa antecipação — parcial ou total — do valor é creditada na conta da empresa em moeda nacional (R$).

Ele é oferecido por bancos e instituições que operam com câmbio, mas para que o exportador tenha direito a esse financiamento, é necessário que tenha crédito no banco.

Já o ACE consiste em um adiantamento do valor do contrato de exportação pós-embarque, ou seja, após o envio da mercadoria. Nesse caso, há a transferência dos direitos da venda para o banco responsável pelo financiamento para que o exportador receba o valor adiantado.

  • Pré-pagamento

Também se trata de um adiantamento de valores antes da exportação, mas essa antecipação é realizada em moeda estrangeira e pode ser concedida pelo próprio importador da mercadoria, bem como por uma instituição financeira. 

  • BNDES EXIM Pré-embarque e EXIM Pós-embarque

Trata-se de financiamentos para exportação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que podem chegar a até 100% do valor da exportação.

A solicitação dessa linha de crédito deve ser realizada no próprio BNDES ou através de agência financeira credenciada.

No entanto, vale ressaltar que os bens e serviços a serem exportados e comercializados precisam constar na relação de itens financiáveis do BNDES.

Além disso, cada modalidade possui suas particularidades e por isso deve ser consultada no banco ou através de um profissional contábil especializado.

  • PROEX (Programa de Financiamento às Exportações)

Trata de um financiamento para exportação concedido pelo Governo Federal, sendo dividido em duas modalidades: PROEX Financiamento e PROEX Equalização.

No PROEX Financiamento o crédito é oferecido diretamente ao exportador ou importador brasileiro com a utilização de recursos do Tesouro Nacional. Vale ressaltar que para ter direito a esse financiamento a empresa precisa possuir faturamento anual de até R$ 600 milhões.

No PROEX Equalização, por sua vez, o crédito é concedido por instituições financeiras e o Governo Federal assume parte dos encargos financeiros, da mesma forma que acontece nos financiamentos praticados no mercado internacional.

A Oliveira e Schettini Contabilidade pode ajudar você!

São muitas opções de financiamento para exportação, mas cada uma delas possui suas particularidades, regras, vantagens e desvantagens. Dessa forma, a melhor maneira de escolher a opção mais adequada para a sua empresa é contar com o auxílio de profissionais contábeis especializados no assunto. 

Nesse sentido, você pode contar com a Oliveira e Schettini Contabilidade!

Atuamos no mercado desde 1996 oferecendo uma contabilidade completa para empresas de importação e exportação, com serviços que envolvem assessoria, acompanhamento, planejamento, controle fiscal e contábil.

Clique aqui para saber mais sobre os nossos serviços e não deixe de entrar em contato conosco para ter o suporte que a sua empresa de exportação precisa para se manter saudável, legal e no caminho do sucesso.

CLIQUE AQUI PARA TER O SUPORTE DE EXCELÊNCIA PARA A SUA EMPRESA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Entenda como funciona o financiamento para exportação
Article Name
Entenda como funciona o financiamento para exportação
Description
Tudo o que você precisa saber sobre o financiamento para exportação! Leia o nosso artigo e confira mais informações.
Author
Publisher Name
Oliveira & Schettini
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como Fazer A Emissão De Nota Fiscal Para Profissionais Da Saúde - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Emissão de Notas Fiscais para Profissionais de Saúde

Emissão de notas fiscais para profissionais de saúde: Guia completo para conformidade e eficiência tributária Entenda como simplificar o processo de emissão de notas fiscais para profissionais de saúde, garantindo a conformidade fiscal e otimizando seu tempo. A emissão de

Planejamento Tributário Para Pj Na área Da Saúde - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Planejamento tributário para PJ na área da saúde: Reduza custos

Planejamento tributário para PJ na área da saúde: Reduza custos fiscais e otimize seus lucros Descubra como a implementação de estratégias de planejamento tributário pode transformar a gestão financeira da sua empresa de saúde, garantindo economia e segurança. No setor

Impostos Para Clínicas Médicas (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos para clínicas médicas: Como otimizá-lo!

Impostos para clínicas médicas: estratégias essenciais para otimização tributária Descubra como sua clínica médica pode reduzir custos e evitar penalidades através de uma gestão tributária eficaz No complexo mundo da saúde, gerenciar uma clínica médica vai muito além do atendimento

Gestão Financeira Para Profissionais De Saúde - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Dicas de Gestão Financeira para Profissionais de Saúde

Gestão Financeira para Profissionais de Saúde: Dicas Essenciais para o Sucesso do seu Consultório Descubra como um planejamento financeiro eficaz pode transformar seu consultório em uma clínica de sucesso. A gestão financeira para profissionais de saúde é uma peça fundamental

Contabilidade Médica - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Contabilidade Médica: Aumente Lucros no seu Consultório

Contabilidade Médica: Otimize suas finanças e alcance o sucesso na gestão financeira para médicos Descubra como uma contabilidade médica especializada pode transformar sua gestão financeira, aumentar seus lucros e garantir a sustentabilidade do seu consultório ou clínica. A gestão financeira

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top