Desembaraço aduaneiro na exportação: entenda como funciona

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Todas As Etapas Do Desembaraco Aduaneiro Na Exportacao Que Voce Precisa Estar Ciente Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Saiba quais são as etapas do desembaraço aduaneiro na exportação!

Realize processos de exportação sem complicações entendendo como funcionam as etapas do desembaraço aduaneiro na exportação

Com a globalização, com a internet e com o e-commerce, cada vez mais o processo de exportação torna-se uma tendência, sendo um mercado promissor. 

Não apenas para alimentos e para insumos, mas também para o comércio de itens que vão diretamente para os clientes, os processos de importação e de exportação são uma realidade muito presente na atualidade. 

Dessa forma, ao abrir uma empresa de exportação, é preciso se preparar para lidar com as questões fiscais que envolvem esse mercado e, assim, fazer dessa uma oportunidade de sucesso.

Sabendo disso, preparamos este conteúdo especialmente para te auxiliar com uma questão: o desembaraço aduaneiro na exportação.

Sendo assim, ao longo do artigo vamos lhe apresentar quais são as etapas desse processo e como se manter distante de complicações.

Desembaraço aduaneiro na exportação – como funciona?

Antes de falarmos sobre as etapas, é preciso entender de forma clara como funciona o desembaraço aduaneiro na exportação.

Trata-se do processo necessário para a liberação realizada pela alfândega de uma mercadoria para exportação, na qual são conferidos todos os detalhes que garantem que o processo de exportação seja realizado em regularidade.

Esse procedimento é uma obrigação fiscal crucial para que:

  • A mercadoria possa ser exportada em regularidade; 
  • Não ocorram problemas com impostos; 
  • Não sejam gerados problemas com a Receita Federal. 

Sendo assim, cumprir com todas as etapas da forma adequada é crucial, evitando problemas que podem prejudicar significativamente o seu processo de exportação.

Etapas para o desembaraço aduaneiro na exportação

Agora que já evidenciamos como funciona, vamos às etapas que precisam ser cumpridas nesse processo. 

Segundo a Receita Federal, o processo pelo Siscomex deve ser feito em diversas etapas realizadas pelo exportador, pelo depositário, pelo transportador e também pela fiscalização aduaneira.

  • Cabe ao exportador o registro da DE (Grande Porte ou Web) ou da DSE (Grande Porte) no sistema;
  • É de responsabilidade do depositário a confirmação de que a carga a ser desembaraçada encontra-se em seus armazéns (Grande Porte);
  • Cabe à fiscalização aduaneira a recepção dos documentos (Grande Porte);
  • Cabe à fiscalização aduaneira a conferência aduaneira (Grande Porte ou Web);
  • Cabe à fiscalização aduaneira o início e a conclusão do trânsito aduaneiro (Grande Porte);
  • Por fim, é responsabilidade do transportador a informação referente à carga efetivamente embarcada com destino ao exterior (Grande Porte).

Cada uma dessas etapas precisa ser cumprida de forma minuciosa e, para isso, o suporte contábil especializado é indispensável.

Conte com a Oliveira e Schettini Contabilidade!

Para ter o suporte de profissionais contábeis especializados nos processos fiscais necessários para que o processo de exportação seja feito de forma impecável, basta contar conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Nossa equipe é especializada no cumprimento dessas questões: por isso, estamos completamente preparados para te auxiliar.

Assim, você tem a regularidade necessária para exportar sem complicações. 

Para entender detalhes sobre o que podemos fazer por você e para ter todo o suporte de nossa equipe, basta entrar em contato agora mesmo pelo ícone do WhatsApp!

Realizar processos de exportação sem complicações

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top