Emissão de notas fiscais para profissionais liberais: saiba como fazer!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Como Profissionais Liberais Podem Fazer A Emissão De Notas Fiscais - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Como profissionais liberais podem fazer a emissão de notas fiscais?

Você tem dúvidas sobre a emissão de notas fiscais para profissionais liberais? Vamos mostrar os passos essenciais para cumprir as obrigações corretamente

A emissão de notas fiscais é um processo essencial para os profissionais liberais com o intuito de comprovar suas transações comerciais.

Além disso, emitir NF ajuda os profissionais a cumprirem suas obrigações fiscais e a garantirem a legalidade de suas atividades.

Portanto, neste artigo, exploraremos as diferentes formas pelas quais os profissionais liberais podem realizar a emissão de notas fiscais.

Destacamos as opções eletrônicas e em papel, bem como a necessidade de certificados digitais para a emissão eletrônica. 

Entender esse procedimento é fundamental para o sucesso e conformidade desses profissionais em suas práticas profissionais, por isso, continue nos acompanhando.

O que são profissionais liberais?

Profissionais liberais são pessoas que exercem atividades intelectuais, técnicas ou artísticas de forma autônoma.

Um de seus diferenciais é não terem um vínculo empregatício com uma empresa ou empregador específico. 

Sendo assim, eles oferecem serviços especializados com base em seu conhecimento e expertise em áreas como:

  • Advocacia;
  • Medicina;
  • Contabilidade;
  • Engenharia;
  • Arquitetura;
  • Entre outras. 

Esses profissionais atuam de forma independente, podendo prestar serviços a diversos clientes ou empresas.

Além disso, uma característica fundamental dos profissionais liberais é que, ao contrário dos trabalhadores assalariados, eles não têm carteira assinada nem recebem salário fixo.

Saiba quais são as principais obrigações de profissionais liberais:

Os profissionais liberais precisam fazer a emissão de notas fiscais?

Sim, os profissionais liberais são obrigados a realizar a emissão de notas fiscais para suas atividades como forma de comprovar a prestação de serviços e tributar os rendimentos.

As notas fiscais podem ser emitidas eletronicamente ou em papel.

No entanto, a opção mais vantajosa é a função eletrônica por ser rápida e de fácil gerenciamento.

Para a emissão de notas fiscais eletrônicas, é necessário obter um certificado digital, o qual pode ser adquirido em certificadoras autorizadas pela Receita Federal.

Uma vez com o certificado digital em mãos, os profissionais liberais podem emitir notas fiscais eletrônicas utilizando sistemas de gestão ou softwares.

Além disso, emitir NF é de extrema importância para os profissionais liberais, pois além de comprovar a prestação de serviços, ajuda a cumprir suas obrigações tributárias.

O que é preciso para emitir nota fiscal como profissional liberal?

Para realizar a emissão da nota fiscal é importante seguir alguns passos:

  • O profissional liberal deve estar devidamente registrado no órgão competente do seu conselho profissional, como a OAB, CRM e CREA;
  • Dependendo da cidade ou município em que o profissional atua, pode ser necessário obter um alvará ou registro junto à prefeitura para exercer a atividade;
  • O profissional deve se inscrever no cadastro de contribuintes do município onde presta serviços, para fins de tributação do Imposto Sobre Serviços (ISS);
  • É preciso optar pelo regime tributário mais adequado à sua realidade, podendo ser enquadrado como pessoa jurídica;
  • Contrate um contador especializado em questões tributárias para auxiliar no cumprimento das obrigações fiscais e na emissão adequada das notas fiscais.

Conte com a Oliveira e Schettini

Se você é profissional liberal e quer manter a emissão de nota fiscal em dia, conte com os serviços da Oliveira e Schettini.

Garantir expertise em contabilidade, é essencial para evitar problemas fiscais e até mesmo prejuízos financeiros com o pagamento de multas e juros. 

Portanto, entre em contato e saiba mais!

REALIZE A EMISSÃO DE NOTA FISCAL COM A OLIVEIRA SCHETTINI!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (2 votes)
Summary
Emissão de notas fiscais para profissionais liberais: saiba como fazer!
Article Name
Emissão de notas fiscais para profissionais liberais: saiba como fazer!
Description
Aprenda a realizar a emissão de notas fiscais sendo profissional liberal. Conheça o passo a passo fácil e legalizado e simplifique sua vida financeira!
Author
Publisher Name
Oliveira e Schettini
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top