Como funciona a tributação do profissional liberal? Entenda!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Entenda Como Funciona A Tributacao Do Profissional Liberal Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Tudo o que você precisa saber sobre a tributação para profissional liberal

 Esclareça todas as suas dúvidas sobre a tributação para o profissional liberal

Os profissionais liberais, como engenheiros, arquitetos, médicos, dentistas, psicólogos e contadores, possuem a liberdade de atuar no regime CLT ou por conta própria, seja como pessoa física ou como pessoa jurídica. 

Essa maior liberdade de atuação, somada à complexidade do nosso sistema tributário, acaba causando muitas dúvidas nesses profissionais em relação à sua tributação.

Afinal, como funciona a tributação do profissional liberal? É sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje. 

Confira!

Leia também:

O que é um profissional liberal?

Profissionais que possuem formação técnica e/ou acadêmica e têm suas profissões registradas em alguma ordem de classe, além de serem regulamentadas por legislações próprias, são chamados profissionais liberais.

Eles se diferem do autônomo, exatamente por essa formação técnica e/ou acadêmica que fornecem o conhecimento técnico para o exercício de sua atividade profissional. Afinal, os autônomos podem ou não possuir essa qualificação.

Com esse conceito esclarecido, vamos ao que interessa: a tributação!

Como funciona a tributação do profissional liberal?

Em primeiro lugar, é importante que você saiba que a tributação do profissional liberal irá depender da forma como você exerce a sua profissão:

Contabilidade Para Profissionais - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Como CLT: todos os tributos devidos serão retidos pela empresa contratante e descontados no seu contracheque. Nesse caso, você terá todos os direitos trabalhistas garantidos.

Por conta própria como pessoa física: deve realizar o pagamento dos tributos devidos, como Imposto de Renda, INSS, PIS e ISS. Vale ressaltar que deverá preencher mensalmente o carnê-leão para realizar o recolhimento obrigatório do IR.

Por conta própria como pessoa jurídica: será tributado conforme o seu regime de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real). Entretanto, é importante ressaltar que o profissional liberal não pode ser um Microempreendedor Individual (MEI).

Dentre os principais impostos cobrados para o profissional liberal pessoa jurídica, podemos citar:

Qual a melhor forma de tributação para o profissional liberal?

Agora que você já sabe como funciona a tributação para o profissional liberal, pode estar se perguntando sobre qual a melhor opção para você, não é mesmo?

Quando se atinge uma certa faixa de faturamento, atuar como pessoa física pode acabar saindo mais caro para você. Isso porque a sua carga tributária pode chegar a 27,5%, enquanto a da pessoa jurídica é, em média, de 16,33%. Tudo isso sem considerarmos as contribuições previdenciárias.

Por isso, é fundamental contar com especialistas contábeis para que seja analisada a melhor opção para você, além de realizar um planejamento tributário a fim de identificar o regime tributário mais vantajoso para você atuar, considerando a redução da carga tributária e o aproveitamento dos benefícios fiscais.

A Oliveira e Schettini Contabilidade pode ajudar você!

Nós, da Oliveira e Schettini Contabilidade, somos especialistas em profissionais liberais, e vamos garantir que você tenha, dentre outras coisas:

  • Um planejamento tributário efetivo;
  • Uma gestão financeira lucrativa; e
  • Regularização perante à legislação vigente.

Entre em contato conosco para conhecer, de perto, os nossos serviços e como podemos ajudar você.

CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE IDEAL PARA O PROFISSIONAL LIBERAL!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Como funciona a tributação do profissional liberal? Entenda!
Article Name
Como funciona a tributação do profissional liberal? Entenda!
Description
Tudo o que você precisa saber sobre a tributação para profissional liberal. tire suas dúvidas sobre a tributação para o profissional liberal!
Author
Publisher Name
Oliveira e Schettini
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top