Obrigações fiscais do profissional liberal: Como ficar em dia?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

As Obrigações Fiscais Que Todo Profissional Liberal Precisa Cumprir Para Ficar Em Dia Com O Fisco - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Atualizado em junho de 2023.

Conheça as obrigações fiscais que todo profissional liberal precisa cumprir para ficar em dia com o Fisco

Aprenda as principais dicas para ficar em dia com o Fisco cumprindo todas as suas obrigações fiscais 

Além de se concentrar em seu trabalho principal, olhar para as obrigações fiscais é essencial para o profissional liberal que deseja se manter atuando com conformidade, e chances de crescer em seu ramo.

Os profissionais liberais desempenham um papel crucial na economia, oferecendo serviços especializados em diversas áreas. Mas, como acontece em todas as atividades empresariais, essas obrigações não são “descartáveis”.

O não cumprimento de obrigações fiscais pode resultar em problemas tanto legais quanto  financeiros. 

Para evitar isso, neste artigo, exploraremos as principais obrigações fiscais para profissionais liberais e forneceremos orientações sobre como ficar em dia com o Fisco e evitar problemas futuros.

Veja agora o artigo completo e tire suas dúvidas!

As obrigações fiscais dos profissionais liberais

  • Tudo começa com registro profissional

Antes de começar a exercer uma profissão liberal, é fundamental verificar se há alguma exigência de registro profissional junto aos órgãos competentes. 

Em muitas áreas, como medicina, engenharia e advocacia, é necessário obter uma inscrição em um conselho ou ordem profissional. 

Essa etapa é crucial para garantir a legalidade da atividade e é o primeiro passo para o cumprimento das obrigações fiscais!

  • Emissão de nota fiscal

A emissão de nota fiscal é uma obrigação fiscal que não deve ser negligenciada pelos profissionais liberais. 

Embora alguns possam estar isentos dessa obrigação, é recomendável adotá-la, pois traz benefícios, como a comprovação legal da prestação de serviços e a possibilidade de dedução de despesas. 

Além disso, a emissão correta da nota fiscal contribui para a transparência nas relações comerciais e evita problemas futuros com o Fisco.

  • Recolhimento de impostos

Esse é um dever óbvio, não é mesmo? Os profissionais liberais estão sujeitos ao recolhimento de impostos, assim como todos os brasileiros, pessoas física e jurídica.

Nessa conta entra o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Imposto sobre Serviços (ISS), entre muitos outros que podem depender da atividade exercida.

Para o pagamento, é importante manter-se atualizado em relação às alíquotas, prazos e formas de pagamento estabelecidos pela legislação tributária. 

A contratação de um contador pode ser valiosa nesse processo, pois ele poderá auxiliar na correta apuração e recolhimento dos tributos.

  • Controle financeiro, contábil e entrega das obrigações acessórias

Manter um controle financeiro e contábil adequado é fundamental para profissionais liberais. Isso inclui a separação das finanças pessoais das profissionais, a organização de documentos fiscais, o registro das receitas e despesas, entre outros. 

Além disso, a entrega das obrigações acessórias é um fator importante e indispensável para o profissional!

Contar com a assessoria de um contador pode facilitar esse processo e garantir que todas as obrigações fiscais sejam cumpridas corretamente!

Riscos com a conformidade fiscal? Fique longe deles! A seguir, veja alguns artigos que podem te ajudar

Tenha o apoio da Oliveira e Schettini Contabilidade e otimize sua gestão fiscal!

Quer uma Contabilidade com expertise para profissionais Liberais? Bom, conosco você encontra! 

E, além disso, temos experiência para lidar com todas as suas demandas e principalmente, oferecemos um serviço totalmente focado em rotinas fiscais para levar até você toda a tranquilidade que você precisa e merece!

Deixe que nós, especialistas, cuidemos de suas responsabilidades fiscais e foque em suas atividades!

PRESSIONE AQUI E PARA GARANTIR UMA ROTINA FISCAL 100% EM DIA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
 Obrigações fiscais do profissional liberal: Como ficar em dia?
Article Name
Obrigações fiscais do profissional liberal: Como ficar em dia?
Description
Nosso novo artigo traz dicas essenciais para manter suas obrigações fiscais em dia e evitar problemas futuros.
Author
Publisher Name
OLIVEIRA E SCHETTINI CONTABILIDADE
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top