Como registrar um profissional liberal

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Como Registrar Um Profissional Liberal Entenda Agora Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Para registrar um profissional liberal procure a Prefeitura da sua cidade

Um profissional liberal tem autonomia para trabalhar sem vínculo empregatício. No entanto, é importante que ele siga as exigências legais ao fazer o seu registro. Sendo assim, é fundamental pedir auxílio de um contador. Leia nosso artigo para saber mais.

Inicialmente devemos entender o que é  e como registrar um profissional liberal.

O profissional liberal trabalha exercendo uma determinada função, mas deve seguir as regras de sua entidade de classe, podendo ser uma ordem ou conselho. 

Para registrar um profissional liberal deve-se seguir alguns passos, o primeiro deles é fazer o cadastro no conselho da classe, também na prefeitura da sua cidade, para recolher o imposto sobre serviços ISS.

Continue conosco e saiba mais sobre como fazer isso da forma correta!

Como registrar profissional liberal: veja detalhes aqui

Para saber como registrar  profissional  liberal,  podemos  começar com um exemplo: o profissional liberal é aquela pessoa que se formou em alguma área regulamentada.

Por exemplo, o médico, dentista, advogado, jornalista, entre outros. 

Eles podem não ser funcionários de nenhuma empresa e também não ter nenhuma empresa no seu nome, não ter CNPJ.

Ou seja, vão trabalhar fornecendo recibo no seu nome com seu CPF. No entanto, ainda assim é preciso recolher os principais impostos. 

Quais são eles? Veja abaixo:

  • INSS,
  • ISS,
  • Imposto de Renda.

Sendo assim, é importante escolher a média de suas contribuições visando ter direito à   aposentadoria  pública.

Além disso, recolhe para previdência mensalmente o ISS, por isso, o cadastro na prefeitura local é tão importante. 

Quando se analisa como registrar profissional liberal que trabalha com o seu CPF e usa  recibo para os seus clientes, é importante fazer o livro caixa.

Pois, ele ajudará no controle das despesas, além de auxiliar na base de cálculo para fazer o recolhimento do imposto de renda,  por meio do carnê leão.

O que é carnê leão? Ele é uma forma legalizada de recolhimento destinados aos trabalhadores que exercem sua profissão de forma autônoma. 

Contabilidade Para Profissionais - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Sendo também usado para referenciar o imposto de renda, uma vez que não há retenção na fonte. 

É imprescindível consultar um contador na hora de fazer o cadastro como profissional liberal. 

Ele dará a você as orientações necessárias sobre a importância de preencher corretamente as informações e manter os pagamentos em dia. 

Além disso, caso você decida encerrar a carreira de autônoma, seja abrindo um CNPJ ou mesmo se tornando um funcionário registrado, é preciso tomar algumas atitudes. 

É o contador quem vai lhe orientar em todas as etapas. 

Lembrando que o seu registro deve ser feito junto ao órgão de classe, para que possa desenvolver sua profissão de forma adequada.

Os requisitos podem variar de acordo com a entidade, algumas, inclusive, realizam a aplicação de prova específica para aferir seus conhecimentos.

Também existe o registro realizado para que você atue como pessoa jurídica, o qual, dentre suas vantagens, costuma trazer maior economia de tributos.

Tratando-se dele, é importante que seja feito, junto a um cartório ou junta comercial – dependendo do tipo de empresa que irá abrir, Receita Federal e prefeitura municipal.

Oliveira e Schettini Contábil: somos especialistas em profissionais liberais

Obter informações sobre alguns assuntos sempre é importante para tomar decisões, saber  como registrar um profissional liberal não seria diferente.

Conhecer quais são os impostos  a serem recolhidos e estar inscrito na Secretaria de Finanças na prefeitura da sua cidade são passos importantes que não podem ser deixados de lado.

Procure um contador e peça orientações sobre todo o processo e tenha mais tranquilidade para exercer a sua profissão como autônomo. 

Nós, da Oliveira e Schettini Contábil, somos especialistas nesse assunto e vamos ajudar você a estar em dia com a legislação e fazer escolhas inteligentes.

Clique no ícone do WhatsApp, presente na sua tela, e saiba como.

ENTRAR EM CONTATO COM ESPECIALISTAS!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top