Tudo o que você precisa saber sobre o financiamento para exportação!
Conheça os tipos de financiamento para exportação e escolha o mais vantajoso para a sua empresa
Existem vários tipos de financiamento para exportação, os quais apresentam suas regras, valores, vantagens e desvantagens. Dessa forma, conhecer cada um deles e entender como funcionam é uma forma de aproveitar melhor esse benefício e de evitar prejuízos.
Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o financiamento para exportação, apresentando cada uma das suas modalidades para que você faça a escolha certa.
Acompanhe!
O que é financiamento para exportação?
O financiamento para exportação consiste em uma linha de crédito cujo objetivo é oferecer apoio financeiro para que o empreendedor possa realizar as etapas devidas do processo de exportação.
Trata-se de uma forma de trazer mais competitividade para as exportações no Brasil e promover o incentivo para que o país aumente a sua participação no comércio internacional.
As linhas de crédito para a exportação são divididas em dois grupos, a saber:
- Pré-embarque: financiamento para quem produz o que será exportado;
- Pós-embarque: financiamento para a comercialização dos produtos.
Saiba mais sobre a exportação:
- Exportação Simples Nacional: empresas têm imunidade nas exportações.
- Desembaraço aduaneiro na exportação: entenda como funciona
- Tratamento fiscal das exportações – Como funciona?
Quais são os tipos de financiamento para exportação?
Dentre os dois grupos de linha de crédito, podemos citar que os principais tipos de financiamento são:
- Pré-embarque: ACC, Pré-pagamento e BNDES EXIM Pré-embarque;
- Pós-embarque: ACE, EXIM pós-embarque e PROEX.
Vamos entender um pouco mais sobre cada um deles a seguir:
- ACC (Adiantamento sobre Contratos de Câmbio) e ACE (Adiantamento sobre Cambiais Entregues)
Como o nome indica, o ACC consiste em um adiantamento do valor do contrato de exportação. Essa antecipação — parcial ou total — do valor é creditada na conta da empresa em moeda nacional (R$).
Ele é oferecido por bancos e instituições que operam com câmbio, mas para que o exportador tenha direito a esse financiamento, é necessário que tenha crédito no banco.
Já o ACE consiste em um adiantamento do valor do contrato de exportação pós-embarque, ou seja, após o envio da mercadoria. Nesse caso, há a transferência dos direitos da venda para o banco responsável pelo financiamento para que o exportador receba o valor adiantado.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Oliveira e Schettini Contabil (@oliveiraeschettini)
- Pré-pagamento
Também se trata de um adiantamento de valores antes da exportação, mas essa antecipação é realizada em moeda estrangeira e pode ser concedida pelo próprio importador da mercadoria, bem como por uma instituição financeira.
- BNDES EXIM Pré-embarque e EXIM Pós-embarque
Trata-se de financiamentos para exportação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e que podem chegar a até 100% do valor da exportação.
A solicitação dessa linha de crédito deve ser realizada no próprio BNDES ou através de agência financeira credenciada.
No entanto, vale ressaltar que os bens e serviços a serem exportados e comercializados precisam constar na relação de itens financiáveis do BNDES.
Além disso, cada modalidade possui suas particularidades e por isso deve ser consultada no banco ou através de um profissional contábil especializado.
- PROEX (Programa de Financiamento às Exportações)
Trata de um financiamento para exportação concedido pelo Governo Federal, sendo dividido em duas modalidades: PROEX Financiamento e PROEX Equalização.
No PROEX Financiamento o crédito é oferecido diretamente ao exportador ou importador brasileiro com a utilização de recursos do Tesouro Nacional. Vale ressaltar que para ter direito a esse financiamento a empresa precisa possuir faturamento anual de até R$ 600 milhões.
No PROEX Equalização, por sua vez, o crédito é concedido por instituições financeiras e o Governo Federal assume parte dos encargos financeiros, da mesma forma que acontece nos financiamentos praticados no mercado internacional.
A Oliveira e Schettini Contabilidade pode ajudar você!
São muitas opções de financiamento para exportação, mas cada uma delas possui suas particularidades, regras, vantagens e desvantagens. Dessa forma, a melhor maneira de escolher a opção mais adequada para a sua empresa é contar com o auxílio de profissionais contábeis especializados no assunto.
Nesse sentido, você pode contar com a Oliveira e Schettini Contabilidade!
Atuamos no mercado desde 1996 oferecendo uma contabilidade completa para empresas de importação e exportação, com serviços que envolvem assessoria, acompanhamento, planejamento, controle fiscal e contábil.
Clique aqui para saber mais sobre os nossos serviços e não deixe de entrar em contato conosco para ter o suporte que a sua empresa de exportação precisa para se manter saudável, legal e no caminho do sucesso.
CLIQUE AQUI PARA TER O SUPORTE DE EXCELÊNCIA PARA A SUA EMPRESA!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.
Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!