Quais são os tributos sobre importação e como realizar o cálculo?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Saiba Quais Sao Os Tributos Sobre Importacao E Como Realizar Corretamente O Calculo Post - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Saiba quais são os tributos sobre importação e como realizar corretamente o cálculo 

Conhecer os tributos sobre importação podem ajudar você a realizar o cálculo da forma adequada

Quando se fala em tributos sobre importação, podemos achar que esse é um daqueles assuntos complicados, cheio de cálculos e regras específicas. Bem, de certa forma há alguma razão quanto às regras específicas para cada tipo de situação, mas de uma forma geral, se trata de um assunto relativamente simples e com um cálculo surpreendentemente fácil de ser realizado, diferentemente do que muitos imaginam.

O imposto sobre importação trata-se de uma tributação de caráter federal que incide sobre qualquer produto que venha de fora do país e seja taxado no processo de entrada.

São diversos os tipos de produtos que possuem uma taxação para entrada no país, entre eles:

  • Eletrônicos;
  • Veículos;
  • Equipamentos;
  • Peças;
  • Acessórios; entre diversos outros produtos.

Vale ressaltar que também passam pelo processo de imposto sobre importação todos os produtos nacionais que deixam o país e retornam posteriormente.

Como você percebeu, esse é um assunto que demanda bastante conhecimento e, para sua sorte, preparamos um artigo bastante especial para tratar do assunto. Esperamos que gostem do conteúdo!

Quais os tributos sobre importação e como realizar o cálculo?

Quando falamos em impostos sobre importação, devemos levar em consideração, principalmente, a natureza e origem da mercadoria, visto que cada aplicação pode determinar uma mudança.

Contudo, em linhas gerais, entre os tributos sobre importação temos:

  • IPI;
  • PIS/PASEP;
  • COFINS;
  • ICMS.

Esses são os impostos sobre importação de forma mais ampla, contudo, temos ainda as “medidas”, sendo elas compensatórias ou de salvaguarda, o “antidumping” e, em casos específicos, temos o CIDE, que incide basicamente em produtos relacionados a combustíveis.

Como realizar o cálculo de tributos sobre importação

O cálculo, como mencionamos anteriormente, é bem simples de ser realizado, para isso, basta fazer a soma de todas as variáveis que incidem sobre o valor de importação como mostraremos a seguir:

Valor total de mercadorias + Fretamento + Seguro + Capatazias

Falta de informações específicas

A falta de informações sobre os processos de importação e exportação pode representar grandes problemas, sobretudo referindo-se aos tributos sobre importação, pois um erro pode gerar grandes dificuldades como o pagamento de multas e até a retenção de mercadorias.

Contabilidade para importação e exportação

Uma solução muito inteligente é contar com um serviço especializado de contabilidade para importação e exportação, visto que, além de possuir todo o know how necessário para qualquer situação envolvendo o processo, um escritório contábil pode te auxiliar especificamente com informações fundamentais em relação a estes tributos.

Tudo isso sem que você se preocupe com absolutamente nada, você poderá focar exclusivamente em sua gestão e em outros processos relacionados ao seu negócio e deixar toda a burocracia de lado, nas mãos de quem conhece, efetivamente, o que deve ser feito!

Conte conosco, da Oliveira e Schettini

Se você precisa de maiores informações em relação aos tributos sobre importação, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade! Oferecemos um serviço de contabilidade especializado em importação e exportação que pode te ajudar bastante em todos os processos necessários e relacionados à importação de mercadorias.

Nosso escritório contábil está preparado para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, aplicando a contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar na gestão.

Contamos com os melhores e mais qualificados profissionais da área contábil para atender às suas necessidades, identificando o atual cenário em que você se encontra e oferecendo as melhores soluções, totalmente de acordo com o seu negócio.

Esse é o nosso maior diferencial!

Entre em contato conosco por meio das informações disponibilizadas na aba contato em nosso website, ou, se preferir, clicando no ícone do WhatsApp localizado logo abaixo.

Estaremos à sua inteira disposição!

QUERO ENTRAR EM CONTATO!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top