Quais documentos para importação não podem faltar?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Checklist De Todos Os Documentos Para Realizar A Importacao Post (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Check list de todos os documentos para realizar a importação

Conhecer todos os documentos para importação pode te livrar do pagamento de multas

Se você possui um negócio relacionado à importação e à exportação consegue responder com exatidão quais são os documentos para importação necessários a fim de realizar uma transação? 

Se você possui bastante experiência, com certeza irá responder essa pergunta, mas caso contrário, temos certeza que precisará recorrer a alguma fonte de informação mais precisa ou contar com o auxílio de algum profissional contábil responsável.

Neste artigo, iremos trazer um checklist com todos os documentos necessários para realizar a importação.

Quais são os documentos para importação que não podem faltar? Confira o checklist!

Abaixo, separamos um checklist com todos os documentos relacionados à importação necessários para realizar uma transação totalmente de acordo no que diz respeito à importação de produtos e mercadorias.

Entre os documentos para importação, você precisará:

  • Do Certificado de Origem (CO);
  • Do Licenciamento de Importação (LI);
  • Da Declaração de Importação (DI);
  • Do Commercial Invoice (Fatura Comecial);
  • Do Proforma Invoice (Fatura Proforma);
  • Do Romaneio de Carga (Packing List);
  • Do Conhecimento de Embarque.

Esses são os documentos para importação mais importantes, sendo assim, não podem faltar em seu checklist.

Ao realizar esse processo, você precisa dedicar o máximo de atenção necessária, pois, ao realizar alguma ação de uma forma equivocada, o seu negócio estará sujeito ao pagamento de multas, e os valores podem variar bastante de acordo com o produto que esteja sendo importado.

Entre os documentos listados acima, o Certificado de Origem (CO) precisa ser emitido pelo vendedor. Outra ação importante é em relação ao Commercial Invoice (Fatura Comercial), pois essa fatura possui uma natureza contratual, funciona como uma nota fiscal e precisa conter todos os dados necessários em relação ao importador, exportador, pagamentos, modais de transporte, entre diversas outras informações.

Além de documentos emitidos pelo vendedor, para que a importação ocorra de forma correta, faz-se necessária a emissão de um documento de “Conhecimento de Embarque”, que é emitido pela transportadora e contém todas as informações necessárias em relação ao processo de logística. 

Para algumas importações não se faz necessária a emissão de todos esses documentos referidos no checklist, pode ser que em alguns casos específicos certo documento esteja desobrigado, porém é muito importante você, que possui um negócio de importação e exportação, conhecer ao máximo cada um dos documentos para eventuais necessidades.

A falta de conhecimento pode ser um problema

A falta de conhecimento específico na área de importação e exportação pode ser um entrave muito grande para negócios relacionados a esse ramo de atuação. Grande parte das contabilidades possui um conhecimento básico, não sendo capaz muitas vezes de fornecer informações precisas sobre documentos para importação e requisitos necessários a realizar todos os trâmites relacionados ao seu negócio.

Grande solução

Contar com uma contabilidade especializada na área de importação e exportação poderá responder a questões específicas relacionadas aos documentos para importação. Ela poderá fornecer um checklist bastante preciso no que diz respeito à documentação necessária.

Conte conosco, da Oliveira e Schettini

Se você precisa saber um pouco mais sobre todos os documentos para importação que se fazem necessários no processo de importação, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade, somos uma contabilidade especializada para importação e exportação.

Quero Agendar Uma Reunião (1) - Blog - Oliveira Schettini Contabilidade

QUERO OBTER SUCESSO EM MINHA EMPRESA DE IMPORTAÇÃO

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top