Saiba como efetuar o cálculo do IR em seu comércio varejista

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Cálculo IR

Cálculo do IR para comércios varejistas: descubra qual a taxa e como realizar o cálculo

Veja como realizar o cálculo do IR de forma precisa em seu comércio varejista

Quando falamos em tributos, o Imposto de Renda é um dos mais conhecidos entre os contribuintes.

Mas você sabe qual a sua taxa? Sabe como realizar esse cálculo corretamente?

Esse conhecimento é muito importante para que você possa realizar uma gestão financeira e tributária efetiva em seu comércio varejista, evitando prejuízos e problemas com o fisco.

Portanto, continue a leitura e confira as principais informações sobre o cálculo do IR para comércios varejistas!

Qual a taxa do IR para comércios varejistas?

Não existem taxas específicas do Imposto de Renda para comércios varejistas, porém a tributação do IR das empresas é realizada com base no lucro real, presumido ou arbitrado, seguindo as regras da legislação tributária. 

As empresas também devem pagar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), que é calculada sobre o lucro da empresa e tem uma alíquota de 9% para as empresas em geral, incluindo os comércios varejistas.

É importante lembrar que as empresas precisam manter suas obrigações fiscais em dia, realizando a declaração e o pagamento dos impostos devidos dentro dos prazos estabelecidos pela Receita Federal, evitando a incidência de multas e juros.

Saiba como realizar o cálculo preciso do Imposto de Renda, visitando a página abaixo:

Como o cálculo do IR deve ser realizado? 

O cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) é feito com base no lucro apurado pela empresa em determinado período. Existem três formas de apuração do lucro e, consequentemente, do IRPJ, são elas:

  • Lucro Real: neste caso, o cálculo do IR será sobre o lucro líquido apurado pela empresa no período vigente após a dedução de todas as despesas e receitas. A alíquota do IRPJ é de 15% sobre o lucro real, podendo haver ainda a incidência de adicional de imposto de 10%, dependendo do lucro apurado;
  • Lucro Presumido: nesta forma de apuração, o tributo é calculado com base em um lucro presumido determinado por lei. A alíquota do IRPJ é de 15% sobre a base de cálculo, que varia conforme a atividade da empresa. O lucro presumido é uma opção vantajosa para empresas com uma margem de lucro maior do que a base presumida, pois assim pagam menos impostos;
  • Lucro Arbitrado: esta forma de apuração é utilizada quando a empresa não mantém uma contabilidade adequada ou quando os registros contábeis são considerados inadequados pela Receita Federal. Nesse caso, a Receita irá determinar o lucro da empresa com base nos critérios estabelecidos por lei, como a margem de lucro de empresas similares. Sua alíquota é de 15%, mas pode haver ainda a incidência de multa e juros.

Tenha o respaldo da Oliveira e Schettini Contabilidade!

Realizar o cálculo do IR não é uma tarefa fácil, porém, ao ter apoio especializado, o processo pode ser simplificado e ágil.

Pensando nisso, nós, da Oliveira e Schettini Contabilidade, queremos auxiliar sua empresa no cálculo preciso do Imposto de Renda, bem como na sua declaração.

Afinal, somos especialistas em Imposto de Renda, e estamos à disposição do seu comércio varejista.

Entre agora em contato e saiba mais sobre como podemos ajudar você!

CLIQUE AQUI E TENHA O CÁLCULO PRECISO DO IR DE SUA EMPRESA!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post
Summary
 Saiba como efetuar o cálculo do IR em seu comércio varejista
Article Name
Saiba como efetuar o cálculo do IR em seu comércio varejista
Description
Cálculo do IR para comércios varejistas: descubra qual a taxa e como realizar o cálculo. Para saber mais do assunto, leia o nosso artigo!
Author
Publisher Name
Oliveira e Schettini
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top