Planejamento de negócios: o que é, tipos e como montar o seu
Saiba tudo que você precisa sobre o planejamento de negócios para aplicar na sua empresa.
Você deseja abrir o seu próprio negócio, mas não sabe por onde começar? Já tem uma empresa, mas quer melhorar o seu desempenho e alcançar novos objetivos? Se respondeu a uma dessas perguntas, precisa de um planejamento de negócios o quanto antes!
Afinal, o planejamento de negócios é essencial para quem quer empreender com sucesso. Ele ajuda a definir a sua ideia de negócio e todas as suas diretrizes, desde a preparação e abertura da empresa, até seus planos de expansão.
Viu com ele é fundamental para a sua empresa? Então continue conosco e saiba tudo que você precisa sobre esse importante documento!
O que é o planejamento de negócios?
O planejamento de negócios é um documento que descreve todas as diretrizes da sua empresa, desde a sua concepção até a sua operação.
Ele serve para organizar suas ideias, identificar suas oportunidades e ameaças, definir métodos e planejar ações.
Além disso, também é uma forma de apresentar o seu negócio para outras pessoas, como potenciais clientes, parceiros, investidores, fornecedores e colaboradores.
Afinal, esse documento comunica o que você pretende fazer, como vai fazer, e quais são os resultados esperados.
Saiba mais:
Qual é o objetivo de um plano de negócios?
Em suma, o principal objetivo de um plano de negócios é orientar o empreendedor para o sucesso, seja na abertura, ou expansão da empresa.
Afinal, ele permite:
- Avaliar a viabilidade da sua ideia de negócio.
- Conhecer o seu mercado, público-alvo e concorrentes.
- Tomar decisões estratégicas.
- Minimizar riscos.
- Monitorar resultados.
- Entre outros.
Quais são os 3 tipos principais de planos de negócios?
Existem diferentes tipos de planos de negócios, que variam conforme o seu propósito, o seu nível de detalhamento e o estágio do seu negócio. Os principais são:
1 – Plano inicial
Trata-se de um plano utilizado para quem deseja abrir um negócio, lançar um produto ou serviço no mercado, mas ainda não sabe por onde começar e deseja analisar a sua viabilidade.
Nesse caso, esse plano de negócios é utilizado para consolidar, estruturar e desenvolver suas ideias através da:
- Pesquisa de mercado;
- Análise do público-alvo e da concorrência;
- Validação de demanda;
- Busca por melhores práticas de negócio;
- Análise das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de negócio (análise SWOT).
- Levantamento de todos os custos envolvidos e recursos necessários;
- Levantamento de todos os processos necessários para o funcionamento do negócio, etc.
2 – Plano de expansão e crescimento
Ele consiste em uma apresentação do negócio e de suas ideias de expansão, ou crescimento.
Desse modo, deve conter as informações mais relevantes e atrativas sobre a empresa, sua ideia, seu mercado e seu diferencial.
Assim, será possível atrair a atenção de potenciais investidores e parceiros.
3 – Plano de reestruturação
Por fim, o plano de reestruturação, como o nome mesmo diz, busca reestruturar a empresa, os produtos ou serviços já existentes.
Para isso, busca mudar as metas, estratégias e objetivos dos planos já existentes.
Como fazer um planejamento de negócio?
Em suma, o planejamento de negócios é dividido em 5 partes: sumário executivo, análise de mercado, plano de marketing, plano operacional e plano financeiro.
Para elaborá-lo, você deve:
Definir o seu negócio:
Descreva a sua ideia de negócio, o seu segmento de atuação, o seu público-alvo, e o seu modelo de negócio.
Analisar o mercado:
Faça uma pesquisa de mercado para conhecer o seu público-alvo, concorrentes, fornecedores, e o seu ambiente. Você pode usar ferramentas como a Análise SWOT para auxiliar.
Traçar estratégias:
Defina a sua proposta de valor, missão, visão, e valores, bem como suas estratégias de marketing, vendas, produção, logística e gestão.
Elaborar o plano financeiro:
Para isso, estime os seus custos, receitas, e lucros, e faça uma projeção de fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, e retorno sobre o investimento.
Avaliar os riscos:
Identifique os fatores internos e externos que podem afetar o seu negócio de forma negativa, e estabeleça planos de contingência para minimizar ou eliminar esses riscos.
Monitorar o desempenho:
Por fim, defina as suas metas e indicadores, e acompanhe o seu progresso e os seus resultados.
Para isso, você pode utilizar metodologias, como a SMART ou a OKR para definir essas metas e indicadores.
Conte com a Oliveira e Schettini Contabilidade para facilitar e otimizar esse processo!
Sabemos que fazer um planejamento de negócios pode ser um desafio, principalmente se você não tem experiência ou conhecimento na área.
Por isso, contar com a ajuda de profissionais qualificados, que possam te orientar e te apoiar nessa jornada é essencial.
Nós, da Oliveira e Schettini, estamos há mais de 25 anos no mercado, oferecendo soluções personalizadas para o sucesso do seu negócio, desde a abertura até a gestão.
Assim, você pode abrir sua empresa, de forma estratégica, gerir seu negócio de forma eficiente e transparente, e crescer de forma sustentável e segura.
Então, conte conosco para fazer um planejamento de negócios de qualidade, e ter mais tranquilidade, segurança, e economia para o seu negócio.
Aguardamos a sua mensagem!
QUERO FALAR COM UM ESPECIALISTA AGORA!
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.
Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!