Livro caixa: o que deve conter e como montá-lo?

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Confira O Que Deve Conter No Livro Caixa De Um Profissional Liberal E O Passo A Passo Para Montar O Seu Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Confira o que deve conter no livro caixa de um profissional liberal e o passo a passo para montá-lo

O livro caixa é crucial para a organização financeira dos profissionais liberais. Confira mais detalhes sobre o assunto!

Se você trabalha como profissional liberal, sabemos que se manter organizado pode ser um grande desafio, principalmente quando se trata de finanças.

Muitos desses profissionais acabam utilizando sistemas simples e eficazes, como o livro caixa.

O livro caixa, quando bem montado e implementado, pode ser uma excelente ferramenta de controle financeiro.

Por isso, neste artigo, te ajudamos a fazer um bom livro caixa, inclusive auxiliando no seu preenchimento.

Confira!

O que é e qual a finalidade do livro caixa?

O livro caixa é uma ferramenta que auxilia diretamente na contabilidade da empresa — empresas de qualquer porte podem ter este arquivo. Ele é opcional para empresas do Lucro Presumido, mas obrigatório para empresas que optarem pelo regime tributário do Simples Nacional.

Em suma, o livro caixa registra todas as receitas e despesas de uma empresa durante um determinado período, que pode ser diário, mensal ou anual.

Portanto, a empresa deve manter um registro de todos os seus pagamentos, como água, luz, telefone e todos os seus fornecedores.

Também é importante deixar os recibos em local seguro para facilitar a organização dos livros.

O principal objetivo do livro caixa é evitar problemas contábeis e controlar melhor os negócios financeiros da empresa.

Por exemplo, a demonstração de resultados (DRE) e o balanço patrimonial de uma empresa são mais facilmente representados em um livro caixa bem organizado.

Leia mais sobre o livro caixa nos artigos que separamos abaixo:

Como elaborar um livro caixa?

Se você está se perguntando como configurar seu livro caixa para profissionais liberais, há várias coisas a serem lembradas que devem ajudar muito qualquer empresa.

Quais informações podem e devem ser incluídas neste documento? Preparamos alguns dados que consideramos essenciais para montar um livro caixa eficaz:

  • Descrição;
  • Data;
  • Horário;
  • Tipo.

O campo “tipo” recebe informações com relação ao tratamento da descrição. Por exemplo, trata-se de um crédito em conta ou uma despesa?

Contudo, nada impede que sejam adicionadas informações úteis que implementarão ainda mais o seu livro caixa, como margens, lucros, capital de giro, fluxo, entre outros fatores — adicionar novos dados pode tornar o documento ainda mais eficaz.

Como preencher o livro caixa corretamente?

Visando preencher corretamente o seu livro caixa, você deve começar sempre pela ordem que listaremos abaixo. Afinal, dessa forma, você realizará o processo com maior rapidez e eficácia.

Dito isso, siga da seguinte forma:

  1. Preencha a descrição de lançamento;
  2. Informe a data;
  3. Informe o horário;
  4. Selecione ou marque um tipo, entre crédito ou despesa;
  5. Preencha as demais informações.

Assim, a efetividade será confirmada.

Vale destacar que, embora esse documento seja apontado como um sistema contábil simples, o livro caixa possui enorme credibilidade, principalmente para os profissionais liberais, que precisam manter o fluxo de caixa em dia.

Tenha uma contabilidade para profissionais liberais em sua rotina

É importante ter um suporte contábil para garantir que todas as questões fiscais e financeiras sejam tratadas corretamente, dando a você tranquilidade para prestar melhores serviços como profissional liberal.

Afinal, quando se trabalha dessa forma, existem diversos aspectos aos quais se deve preocupar, como oferecer um produto ou serviço atraente e ganhar credibilidade no mercado em que atua.

Assim, obter a comodidade que a contabilidade para profissionais liberais pode proporcionar é essencial. Alguns deles são:

  • Gestão financeira;
  • Planejamento tributário;
  • Regularização conforme a legislação.

Ao contar com especialistas para cuidar desses aspectos, será possível obter maior liberdade para se capacitar cada vez mais como um profissional liberal.

Portanto, conte com os nossos serviços e transforme a sua carreira em um sucesso por completo!

Conte com a equipe da Oliveira & Schettini Contabilidade

A Oliveira & Schettini atua desde 1996, oferecendo serviços de assessoria, acompanhamento, planejamento, tributação e controle contábil. 

Garantimos bons resultados, porque o nosso único objetivo é a satisfação do cliente.

Nossa empresa está pronta para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, utilizando consultoria contábil e sempre oferecendo soluções inteligentes e eficazes para clientes que precisam focar em seus negócios.

Clique aqui para contar com a Oliveira & Schettini!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
Livro caixa: o que deve conter e como montá-lo?
Article Name
Livro caixa: o que deve conter e como montá-lo?
Description
Confira o que deve conter no livro caixa de um profissional liberal e o passo a passo para montá-lo. Leia nosso artigo e tire suas dúvidas!
Author
Publisher Name
OLIVEIRA E SCHETTINI CONTABILIDADE
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top