IR 2022: saiba quem precisa declarar esse ano!

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Preciso Declarar O Ir 2022 Da Minha Empresa Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Preciso declarar o IR 2022 da minha empresa? 

Esteja preparado para declarar seu IR 2022 e entenda o que deve ser feito para não deixar tudo para última hora. Leia o nosso artigo e confira as nossas dicas!

Quando falamos em IR 2022, a principal dúvida é sobre quem precisa declarar. 

Por isso, elaboramos este conteúdo para ajudar as pessoas nesta jornada. Se você faz parte deste grupo, nos acompanhe até o final.

Quem precisa declarar o IR 2022?

De forma geral, em relação às pessoas físicas, estão obrigados a declarar o IR 2022, os indivíduos que ganharam rendimentos tributáveis, em 2021, em quantias maiores que o valor especificado por lei. O valor estipulado em 2021, por exemplo, foi de R$ 28.559,70.

Mas e em relação a sua empresa, você precisa declarar o IR?

Regra geral, todas as pessoas jurídicas e equiparadas estão obrigadas a declarar o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ). Nesse caso, os percentuais de alíquotas de cobrança do imposto de renda variam de acordo com o regime tributário em que a empresa está enquadrada, sendo os mais comuns: Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

O ideal é que você procure o auxílio de um profissional contábil especializado em tributação para te ajudar na declaração do Imposto de Renda da sua empresa. Assim, você saberá todas as informações necessárias, bem como regras, descontos e isenções. O que fará com que você evite problemas com a Receita Federal.

Isenção do IR 2022

Em toda regra há uma exceção, isso também vale para o IR 2022. Há circunstâncias em que a imposição da declaração é abdicada.

Sendo assim, o indivíduo ou o estabelecimento não tem a necessidade de declarar seus proventos e vantagens do ano passado ao governo federal.

 Veja quem tem esse benefício:

  • Quem já consta como anexo na declaração de outra pessoa física, no qual seus valores e bens garantidos já foram divulgados;
  • Indivíduos que tiveram ganhos ou propriedade de bens comuns que já foram alegados pelo companheiro(a), desde que o valor bruto dos ganhos não ultrapassem o valor estabelecido por lei. 
  • Pessoas que possuem dependência de terceiros.

Contudo, caso você não tenha direito à isenção e precise realizar a declaração do IR 2022, é preciso se preparar para declará-lo e assim evitar erros na declaração e problemas com a Receita. Por isso, confira as nossas dicas a seguir!

Como se preparar para declarar o IR 2022?

Para não fazer a declaração no último instante, veja alguns passos:

  1. Separe os documentos precisos: tente guardar, durante o ano, a documentação que você necessita usar na hora de preencher os comprovantes de custos médicos,  informações dos imóveis alugados, comunicado de lucro bancário e realizações financeiras;
  2. Baixe o programa da Receita Federal com antecedência: baixe o programa gerador de declarações que está disponível no site da Receita Federal no período. Se previna e baixe o programa antes de expirar, pois pode ocorrer congestionamento no programa;
  3. Procure ajuda de um contador experiente: para que você faça a sua declaração do IR 2022 de maneira assertiva, é necessário contar com a ajuda de quem possui um pouco mais de conhecimento na área. Sendo assim, não abra mão de um profissional competente.

Nós, da Oliveira e Schettini Contabilidade, podemos te ajudar com isso! 

Se você precisa de ajuda na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda 2022, conte com a ajuda do nosso time de especialistas. 

Nós, da Oliveira e Schettini Contabilidade, possuímos expertise em imposto de renda e vamos te ajudar em todo o processo de declaração, tornando tudo mais fácil, seguro e eficiente. Assim, você não terá dores de cabeça com a burocracia e ainda terá a garantia de que a declaração será feita corretamente.

Sendo assim, conte conosco. É fácil fazer contato, basta clicar no ícone do WhatsApp presente em sua tela. 

Caso prefira, utilize a aba de contato e escolha o melhor canal de comunicação para você. Aguardamos o seu contato!

Contratar um profissional para me auxiliar no processo de declaração do IR 2022!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
 IR 2022: saiba quem precisa declarar esse ano!
Article Name
IR 2022: saiba quem precisa declarar esse ano!
Description
Preciso declarar o IR 2022 da minha empresa? Leia nosso artigo e confira nossas dicas e entenda de uma vez por todas.
Author
Publisher Name
Oliveira e Schettini Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top