Erros do departamento fiscal que podem prejudicar muito a empresa! Confira

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

221223.102306 Blog - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

5 erros no departamento fiscal que não podem ser cometidos em sua empresa 

Uma empresa tem inúmeras tarefas, uma que o gerente não pode esquecer é a gestão do departamento fiscal. Nesse artigo você vai conhecer erros fiscais que devem ser extintos em sua empresa

O departamento fiscal da empresa é responsável por cuidar de todos os impostos e tributos que a organização deve pagar. Porém, se esse setor não estiver bem estruturado ou não tiver profissionais capacitados, podem ocorrer erros que podem prejudicar muito a empresa.

Neste artigo, vamos mostrar quais são os principais erros do departamento fiscal da empresa e como evitá-los para não afetar negativamente sua organização.

Esse assunto é do seu interesse? Então, certamente você irá querer ler também:

5 erros do departamento fiscal 

1- Não ter conhecimento da legislação e leis fiscais

A legislação tributária brasileira está em constante modificação. É fundamental ter um entendimento claro dos impostos, declarações e regulamentos que devem ser cumpridos. 

Além disso, é necessário manter-se informado e atualizado sobre as alterações para manter uma gestão fiscal adequada dos negócios e um relacionamento positivo com as autoridades fiscais.

2- Falta de organização no departamento fiscal 

Se você deseja que o departamento fiscal tenha sucesso, é essencial estabelecer processos precisos e bem definidos que irão direcionar o trabalho dos funcionários. 

Se isso não for feito, pode levar a questões que influenciam negativamente a eficácia do departamento – incluindo períodos de inatividade, impostos não pagos e a necessidade de fazer trabalhos de novo.

Outro fator que deve ser lembrado. As autoridades fiscais podem realizar uma avaliação legal a qualquer momento e em qualquer tipo de negócio, portanto é uma tolice não estar preparado para tal situação e ser pego desprevenido com procedimentos mal feitos e impostos não pagos.

A chave para estar preparado para tal inspeção é agir legalmente, tendo impostos atualizados, documentos corretamente arquivados, e declarações acessórias apresentadas em tempo hábil.

3- Erros na emissão das notas fiscais

Ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica, é importante verificar cuidadosamente as informações inseridas para evitar qualquer penalidade; isto porque erros como um código CNAE inexistente, um código municipal inválido são ocorrências regulares, mas, que não devem ser cometidas!

4- Erros no gerenciamento de dados e documentos fiscais

Os documentos contábeis são vitais, pois fornecem provas das atividades que estão ocorrendo e afirmam que todas as regulamentações estão sendo cumpridas. Consequentemente, um dos erros do setor fiscal não é lidar adequadamente com os registros. Uma ilustração disto não é o não armazenamento de notas emitidas – que devem ser guardadas por um período de pelo menos 5 anos.

Lembre-se que aderir à lei não é o único fator importante; também é essencial poder demonstrar que todas as suas obrigações estão em dia, algo que pode ser solicitado a qualquer momento. 

5- Esquecer processos e datas 

É essencial ter um planejamento para todos os setores. Óbvio que isso inclui o fiscal. Um dos maiores erros na tributação é não atender a alguma exigência ou não pagar algum imposto, o que pode resultar em multas e penalidades.

Ter um plano fiscal estruturado permite acompanhar datas, valores e processos, consolidando informações de políticas públicas que poderiam impactar o negócio e dando um cronograma para as atividades que precisam ser feitas.

Como solucionar problemas fiscais?

A complexidade das leis fiscais brasileiras pode muitas vezes dificultar para as pequenas empresas. Entretanto, o proprietário da empresa não deve tentar interpretar a lei por si só. É por isso que existem especialistas, tais como contadores, disponíveis para ajudar. 

Além de ser responsável pela manutenção das rotinas contábeis e fiscais, somente o contador consegue desenvolver o planejamento tributário corretamente, que funcione bem, conforme exige a sua empresa.

Você já tem um contador em seu negócio? 

A Oliveira e Schettini Contabilidade oferece a solução que você precisa!

Está claro neste artigo que cometer erros no setor fiscal pode ter sérias consequências. Por outro lado, cuidar do planejamento fiscal de forma responsável pode dar à sua empresa uma vantagem competitiva.

Portanto, você não deve ver seu contador como alguém que faz um trabalho monótono, mas necessário, mas sim como um jogador-chave na prevenção de problemas fiscais e um parceiro estratégico de sua empresa.

Nós podemos fazer esse papel!

Conheça os nossos serviços fiscais e saiba como podemos trabalhar em prol do sucesso de sua empresa.

CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA EM GESTÃO FISCAL

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

5/5 - (1 vote)
Summary
 Erros do departamento fiscal que podem prejudicar muito a empresa! Confira
Article Name
Erros do departamento fiscal que podem prejudicar muito a empresa! Confira
Description
5 erros no departamento fiscal que não podem ser cometidos em sua empresa. Continue a leitura conosco e esclareça suas dúvidas!
Author
Publisher Name
OLIVEIRA E SCHETTINI CONTABILIDADE
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Concliação Bancária Se Resolve Só Com Planilha Como Um Bpo Pode Ajudar Seu Consultório - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

BPO para conciliação bancária: saiba mais!

Conciliação Bancária: Planilha ou BPO? Descubra como o BPO pode ser a solução ideal para a conciliação bancária do seu consultório. A gestão financeira é a parte essencial de qualquer negócio, e para os consultórios médicos, a conciliação bancária é

Descubra Os Impostos Pj Como Reduzir Seus Custos E Aumentar Seu Lucro! - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos PJ: como escolher o melhor regime e pagar menos!

Impostos PJ: O Que São e Como Funcionam? Entenda os impostos PJ, como eles funcionam e aprenda estratégias para pagar menos. Torne-se um profissional liberal mais bem-sucedido! Você, como profissional liberal, já se perguntou sobre os impostos PJ?  Entender esses

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top