Declaração IR 2023: saiba como realizar para profissionais liberais

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Declaração Ir (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Declaração IR 2023 para profissionais liberais: entenda como deve ser feito

Atente-se aos prazos para entrega da declaração do IR 2023 e saiba como deve ser realizado

Dia 15 de março inicia a declaração do IR (Imposto de Renda), e para não se perder ou causar erros é necessário estar atento às informações estabelecidas pela Receita Federal.

Se você é um profissional liberal, também é preciso contribuir com IR, caso se encaixe aos requisitos que iremos mostrar nesse artigo.

Confira agora quais são eles e como deve ser feita a declaração do Imposto de Renda.

O que é o Imposto de Renda e por que devo pagar sendo profissional liberal?

O Imposto de Renda é um tributo cobrado pelo Governo sobre a renda obtida por pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, quanto maior a renda, maior será o valor do imposto a ser pago. 

De modo geral, o IR é uma das principais fontes de receita do Governo, sendo utilizado para financiar diversos serviços públicos com saúde, educação, segurança, entre outros.

Profissionais liberais, como médicos, advogados, engenheiros, dentistas, entre outros, também são obrigados a pagar Imposto de Renda. Isso ocorre, pois esses profissionais geralmente têm rendas mais elevadas do que a média da população, portanto, devem contribuir proporcionalmente para o financiamento dos serviços públicos.

Além disso, o Imposto de Renda é um tributo progressivo, ou seja, a alíquota aplicada muda conforme o rendimento de cada um. Sendo assim, aqueles que ganham mais pagam uma porcentagem maior do seu rendimento em impostos do que aqueles que ganham menos. 

Essa progressividade é importante para reduzir as desigualdades sociais e garantir uma distribuição mais justa da carga tributária entre a população.

Saiba mais sobre o Imposto de Renda e outras tributações de um profissional liberal:

Afinal, como devo realizar a declaração do IR?

A declaração do Imposto de Renda deve ser realizada do dia 15 de março ao dia 31 de maio, porém para realizá-la é preciso seguir alguns passos importantes, além de estar com documentos e comprovantes em mãos.

Confira, a seguir, quais são os passos a serem seguidos:

  • Separe os documentos: deve-se reunir todos os documentos que comprovem os rendimentos recebidos no ano anterior, como informes de rendimentos emitidos pelos empregadores, extratos bancários, comprovantes de aluguel, recibos de serviços prestados, entre outros;
  • Preenchimento da declaração: o programa estabelecido pelo Governo, guiará o contribuinte por meio de perguntas e campos a serem preenchidos, com informações pessoais, dados de rendimentos e deduções, bens e dívidas, entre outros. É importante se atentar, pois ao haver consistências poderá estar sujeito a cair na malha fina;
  • Envio da declaração: após preencher a declaração corretamente, o contribuinte deverá enviá-la pela internet, por meio do próprio programa ou do site da Receita Federal;
  • Pagamento do imposto devido: caso houver impostos a pagar, o contribuinte deverá gerar uma guia de pagamento, que poderá ser paga em uma agência bancária ou por meio de internet banking, conforme as opções disponíveis.

Lembre-se, a declaração do Imposto de Renda deve ser realizada dentro do prazo estabelecido pelo Governo. Além disso, o não cumprimento dessa obrigação ou o preenchimento incorreto da declaração podem gerar multas e outras consequências legais.

Sendo assim, é essencial procurar uma empresa especializada, como uma contabilidade, a fim de evitar que esses erros aconteçam.

Declaração do IR com a Oliveira e Schettini Contabilidade

Agora que você compreendeu a importância da declaração do IR, é preciso estar com todas as informações em mãos para não esquecer do prazo de entrega. 

Para ajudar você, nós, da Oliveira e Schettini Contabilidade, podemos auxiliar no momento de realização. 

Somos uma empresa especializada que visa às melhores práticas para nossos clientes. 

Não deixe para a última hora e faça agora a declaração do IR 2023!

Atualizado em março de 2023.

REALIZE AGORA MESMO A DECLARAÇÃO DO IR 2023!

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post
Summary
 Declaração IR 2023: saiba como realizar para profissionais liberais
Article Name
Declaração IR 2023: saiba como realizar para profissionais liberais
Description
Declaração IR 2023 para profissionais liberais: entenda como deve ser feito. Para saber mais do assunto, leia o artigo que preparamos!
Author
Publisher Name
Oliveira e Schettini
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como Fazer A Emissão De Nota Fiscal Para Profissionais Da Saúde - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Emissão de Notas Fiscais para Profissionais de Saúde

Emissão de notas fiscais para profissionais de saúde: Guia completo para conformidade e eficiência tributária Entenda como simplificar o processo de emissão de notas fiscais para profissionais de saúde, garantindo a conformidade fiscal e otimizando seu tempo. A emissão de

Planejamento Tributário Para Pj Na área Da Saúde - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Planejamento tributário para PJ na área da saúde: Reduza custos

Planejamento tributário para PJ na área da saúde: Reduza custos fiscais e otimize seus lucros Descubra como a implementação de estratégias de planejamento tributário pode transformar a gestão financeira da sua empresa de saúde, garantindo economia e segurança. No setor

Impostos Para Clínicas Médicas (1) - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos para clínicas médicas: Como otimizá-lo!

Impostos para clínicas médicas: estratégias essenciais para otimização tributária Descubra como sua clínica médica pode reduzir custos e evitar penalidades através de uma gestão tributária eficaz No complexo mundo da saúde, gerenciar uma clínica médica vai muito além do atendimento

Gestão Financeira Para Profissionais De Saúde - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Dicas de Gestão Financeira para Profissionais de Saúde

Gestão Financeira para Profissionais de Saúde: Dicas Essenciais para o Sucesso do seu Consultório Descubra como um planejamento financeiro eficaz pode transformar seu consultório em uma clínica de sucesso. A gestão financeira para profissionais de saúde é uma peça fundamental

Contabilidade Médica - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Contabilidade Médica: Aumente Lucros no seu Consultório

Contabilidade Médica: Otimize suas finanças e alcance o sucesso na gestão financeira para médicos Descubra como uma contabilidade médica especializada pode transformar sua gestão financeira, aumentar seus lucros e garantir a sustentabilidade do seu consultório ou clínica. A gestão financeira

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top