Documentos e prazos para realizar a declaração de Imposto de Renda
Veja aqui o que é necessário para fazer a declaração do Imposto de Renda e não corra riscos
Declarar o Imposto de Renda exige que sejam apresentados alguns documentos e prazos sejam cumpridos.
Se você deseja entender mais sobre o assunto, este artigo é para você. Separamos, aqui, tudo o que você precisa saber a respeito dos documentos e dos prazos.
Entenda o que são os documentos e os prazos
A declaração do Imposto de Renda é feita a fim de que a Receita Federal possa avaliar valores e patrimônio da população, bem como das empresas, anualmente.
Sendo assim, é preciso cumprir prazos e comprovar os valores a partir de registros documentados dessas e de outras ações.
Prazo
Geralmente, o contribuinte tem até o último dia do mês de abril para enviar a sua declaração, composta por documentos comprobatórios das ações sinalizadas no documento.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Oliveira e Schettini Contabil (@oliveiraeschettini)
Categorias e documentos para realizar a declaração do IR
São diversos os documentos que precisam ser entregues, porém isso vai depender muito do seu cenário; nem todos irão se enquadrar.
Documentação financeira para Lucro Real:
- Declaração de Imposto de Renda pessoa jurídica com página de protocolo – é importante que aquelas que são referentes aos 2 últimos anos estejam anexadas;
- Balanço e balancete completos, assinados pelo contador e pelo representante legal da empresa;
- Demonstração das mutações do patrimônio líquido.
Empresa optante pelo Lucro Presumido:
- Declaração de Imposto de Renda pessoa jurídica com página de protocolo – deve apresentar, também, aquela referente aos 2 últimos anos;
- Documento de Arrecadação de Receitas Federais de COFINS dos últimos 02 anos, com comprovante de pagamento;
- Escrituração Fiscal Digital Contribuições – SPED – a página de protocolo e a página de consolidação das operações por resumo das receitas, dos últimos 02 anos.
Empresa optante pelo Simples Nacional:
- Guia das PGDAS-D do Simples Nacional, referente aos 06 últimos meses – lembre-se de que é preciso constar a autenticação do pagamento;
- Última declaração da PGDAS ou último extrato do Simples Nacional extraído do sistema de cálculo.
ONGs, igrejas, associações, fundações, sindicatos:
- Ata da última eleição de diretoria e Estatuto Social;
- Declaração de Imposto de Renda pessoa jurídica; é preciso apresentar, também, as declarações referentes aos dos 2 últimos anos;
- Balanço e balancete completo do último exercício com ativo, com passivo e com Demonstração do Resultado do Exercício acumulado e conciliado, assinados pelo contador e pelo representante legal da empresa.
Em caso de empresas estrangeiras operantes no país, é preciso consultar o manual de operações do produto para cadastro de empresa estrangeira.
Precisa de ajuda para declarar o Imposto de Renda da sua empresa?
Caso ainda haja dúvidas sobre o assunto, entre em contato com a Oliveira e Schettini Contabilidade, nós podemos ajudá-lo de forma eficaz e objetiva.
Nosso time é composto por profissionais altamente qualificados para te auxiliar nessa questão.
Não deixe de fazer sua declaração corretamente e no prazo exigido para evitar maiores problemas.
Clique no botão do WhatsApp e fale conosco a qualquer momento
Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.
Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio.
Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.
Estamos apenas te esperando.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!