Para registrar um profissional liberal procure a Prefeitura da sua cidade
Um profissional liberal tem autonomia para trabalhar sem vínculo empregatício. No entanto, é importante que ele siga as exigências legais ao fazer o seu registro. Sendo assim, é fundamental pedir auxílio de um contador. Leia nosso artigo para saber mais.
Inicialmente devemos entender o que é e como registrar um profissional liberal.
O profissional liberal trabalha exercendo uma determinada função, mas deve seguir as regras de sua entidade de classe, podendo ser uma ordem ou conselho.
Para registrar um profissional liberal deve-se seguir alguns passos, o primeiro deles é fazer o cadastro no conselho da classe, também na prefeitura da sua cidade, para recolher o imposto sobre serviços ISS.
Continue conosco e saiba mais sobre como fazer isso da forma correta!
Como registrar profissional liberal: veja detalhes aqui
Para saber como registrar profissional liberal, podemos começar com um exemplo: o profissional liberal é aquela pessoa que se formou em alguma área regulamentada.
Por exemplo, o médico, dentista, advogado, jornalista, entre outros.
Eles podem não ser funcionários de nenhuma empresa e também não ter nenhuma empresa no seu nome, não ter CNPJ.
Ou seja, vão trabalhar fornecendo recibo no seu nome com seu CPF. No entanto, ainda assim é preciso recolher os principais impostos.
Quais são eles? Veja abaixo:
- INSS,
- ISS,
- Imposto de Renda.
Sendo assim, é importante escolher a média de suas contribuições visando ter direito à aposentadoria pública.
Além disso, recolhe para previdência mensalmente o ISS, por isso, o cadastro na prefeitura local é tão importante.
Quando se analisa como registrar profissional liberal que trabalha com o seu CPF e usa recibo para os seus clientes, é importante fazer o livro caixa.
Pois, ele ajudará no controle das despesas, além de auxiliar na base de cálculo para fazer o recolhimento do imposto de renda, por meio do carnê leão.
O que é carnê leão? Ele é uma forma legalizada de recolhimento destinados aos trabalhadores que exercem sua profissão de forma autônoma.
Sendo também usado para referenciar o imposto de renda, uma vez que não há retenção na fonte.
É imprescindível consultar um contador na hora de fazer o cadastro como profissional liberal.
Ele dará a você as orientações necessárias sobre a importância de preencher corretamente as informações e manter os pagamentos em dia.
Além disso, caso você decida encerrar a carreira de autônoma, seja abrindo um CNPJ ou mesmo se tornando um funcionário registrado, é preciso tomar algumas atitudes.
É o contador quem vai lhe orientar em todas as etapas.
Lembrando que o seu registro deve ser feito junto ao órgão de classe, para que possa desenvolver sua profissão de forma adequada.
Os requisitos podem variar de acordo com a entidade, algumas, inclusive, realizam a aplicação de prova específica para aferir seus conhecimentos.
Também existe o registro realizado para que você atue como pessoa jurídica, o qual, dentre suas vantagens, costuma trazer maior economia de tributos.
Tratando-se dele, é importante que seja feito, junto a um cartório ou junta comercial – dependendo do tipo de empresa que irá abrir, Receita Federal e prefeitura municipal.
Oliveira e Schettini Contábil: somos especialistas em profissionais liberais
Obter informações sobre alguns assuntos sempre é importante para tomar decisões, saber como registrar um profissional liberal não seria diferente.
Conhecer quais são os impostos a serem recolhidos e estar inscrito na Secretaria de Finanças na prefeitura da sua cidade são passos importantes que não podem ser deixados de lado.
Procure um contador e peça orientações sobre todo o processo e tenha mais tranquilidade para exercer a sua profissão como autônomo.
Nós, da Oliveira e Schettini Contábil, somos especialistas nesse assunto e vamos ajudar você a estar em dia com a legislação e fazer escolhas inteligentes.
Clique no ícone do WhatsApp, presente na sua tela, e saiba como.
ENTRAR EM CONTATO COM ESPECIALISTAS!