Tudo o que você precisa saber sobre a tributação para profissional liberal
Esclareça todas as suas dúvidas sobre a tributação para o profissional liberal
Os profissionais liberais, como engenheiros, arquitetos, médicos, dentistas, psicólogos e contadores, possuem a liberdade de atuar no regime CLT ou por conta própria, seja como pessoa física ou como pessoa jurídica.
Essa maior liberdade de atuação, somada à complexidade do nosso sistema tributário, acaba causando muitas dúvidas nesses profissionais em relação à sua tributação.
Afinal, como funciona a tributação do profissional liberal? É sobre isso que vamos tratar no artigo de hoje.
Confira!
Leia também:
- Veja a lista de profissionais liberais com profissões regulamentadas;
- Quais os principais impostos para profissionais liberais?
- Escolha o melhor regime tributário para profissional liberal.
O que é um profissional liberal?
Profissionais que possuem formação técnica e/ou acadêmica e têm suas profissões registradas em alguma ordem de classe, além de serem regulamentadas por legislações próprias, são chamados profissionais liberais.
Eles se diferem do autônomo, exatamente por essa formação técnica e/ou acadêmica que fornecem o conhecimento técnico para o exercício de sua atividade profissional. Afinal, os autônomos podem ou não possuir essa qualificação.
Com esse conceito esclarecido, vamos ao que interessa: a tributação!
Como funciona a tributação do profissional liberal?
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que a tributação do profissional liberal irá depender da forma como você exerce a sua profissão:
Como CLT: todos os tributos devidos serão retidos pela empresa contratante e descontados no seu contracheque. Nesse caso, você terá todos os direitos trabalhistas garantidos.
Por conta própria como pessoa física: deve realizar o pagamento dos tributos devidos, como Imposto de Renda, INSS, PIS e ISS. Vale ressaltar que deverá preencher mensalmente o carnê-leão para realizar o recolhimento obrigatório do IR.
Por conta própria como pessoa jurídica: será tributado conforme o seu regime de tributação (Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real). Entretanto, é importante ressaltar que o profissional liberal não pode ser um Microempreendedor Individual (MEI).
Dentre os principais impostos cobrados para o profissional liberal pessoa jurídica, podemos citar:
Qual a melhor forma de tributação para o profissional liberal?
Agora que você já sabe como funciona a tributação para o profissional liberal, pode estar se perguntando sobre qual a melhor opção para você, não é mesmo?
Quando se atinge uma certa faixa de faturamento, atuar como pessoa física pode acabar saindo mais caro para você. Isso porque a sua carga tributária pode chegar a 27,5%, enquanto a da pessoa jurídica é, em média, de 16,33%. Tudo isso sem considerarmos as contribuições previdenciárias.
Por isso, é fundamental contar com especialistas contábeis para que seja analisada a melhor opção para você, além de realizar um planejamento tributário a fim de identificar o regime tributário mais vantajoso para você atuar, considerando a redução da carga tributária e o aproveitamento dos benefícios fiscais.
A Oliveira e Schettini Contabilidade pode ajudar você!
Nós, da Oliveira e Schettini Contabilidade, somos especialistas em profissionais liberais, e vamos garantir que você tenha, dentre outras coisas:
- Um planejamento tributário efetivo;
- Uma gestão financeira lucrativa; e
- Regularização perante à legislação vigente.
Entre em contato conosco para conhecer, de perto, os nossos serviços e como podemos ajudar você.
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE IDEAL PARA O PROFISSIONAL LIBERAL!