Saiba quais são os regimes de contratação e como escolher o mais adequado!
Ao selecionar os funcionários, a firma deve escolher o sistema de contratação mais adequado às exigências do cargo. Veja aqui os principais tipos e como optar pelo adequado em sua empresa
Dada a importância da contratação, faz sentido contar com o regime de contratação que seja simplificado, fácil de implementar e algo em que você se sinta bem do início ao fim.
Há muitos regimes diferentes de contratação disponíveis para as empresas. Este post irá explorar alguns dos tipos mais comuns de regimes de contratação utilizados pelas empresas atualmente e como você pode escolher o mais adequado para sua organização.
Confira agora!
Quais são os principais regimes de contratação?
A lista a seguir descreve os regimes de contratação no Brasil:
- CLT
No Brasil, a CLT tem sido a metodologia de contratação mais popular há décadas e foi a única forma de conseguir um emprego formal com direitos trabalhistas garantidos e proteção trabalhista.
Licença-maternidade, assistência médica, faltas relacionadas a acidentes, gratificação de Natal, seguro-desemprego, férias e períodos de descanso semanal pagos são apenas alguns dos direitos trabalhistas garantidos pela contratação da CLT.
- PJ
Cada vez mais pessoas estão optando por fornecer serviços a uma variedade de organizações em vez de concentrarem seus serviços em uma única CLT.
Aqueles que buscam maior versatilidade em suas atividades profissionais podem se beneficiar do fato de que os profissionais de PJ não são obrigados a manter um horário regular para essas atividades. Isto faz com que seja mais provável que eles prestem seus serviços em diversas empresas.
- Estágio
Os estágios profissionais são usados para treinar novos profissionais para a força de trabalho. Os estagiários devem estar conectados a uma instituição de ensino, e seu horário de trabalho é restrito a algumas horas.
- Jovem-aprendiz
O jovem-aprendiz é um profissional que, como estagiário, é contratado com base em suas atividades educacionais. Ele deve ter uma ligação com o ensino fundamental e secundário e ter entre 14 e 24 anos de idade.
- Contratação temporária
A contratação de pessoal temporário pode ser uma excelente opção para as empresas que precisam aumentar sua força de trabalho. A duração do contrato no emprego temporário pode variar de 180 dias a 360 dias, com uma extensão de 90 dias adicionais.
- Terceirização
Todas as atividades, incluindo as atividades finais realizadas por uma empresa, podem ser terceirizadas. As empresas terceirizadas têm as mesmas características que as vinculadas pela CLT no que diz respeito às obrigações trabalhistas.
- Remoto
Durante a pandemia, o modelo cresceu no Brasil e em todo o mundo devido ao isolamento social fora das instalações da empresa. Nesse modelo as pessoas trabalham de forma on-line e fora dos escritórios da empresa.
Além dessas opções, ainda é possível adotar regimes de contratação, como:
Trabalho parcial;
- Trabalho intermitente;
- Trabalho autônomo;
- Freelance.
Como escolher o regime de contratação ideal?
Depois de estudar os diferentes regimes de contratação, fornecemos as seguintes dicas para ajudar os empregadores a selecionar o melhor
O melhor regime de contratação para uma empresa depende de sua estratégia e objetivos. É fundamental lembrar que múltiplos tipos podem ser escolhidos desde que as especificações da lei trabalhista sejam atendidas.
Conte com a Oliveira e Schettini!
Conte com o nosso apoio especializado para fazer a escolha certa para a sua empresa!Oferecemos o melhor serviço de Terceirização do Departamento Pessoal! Entre em contato conosco agora mesmo e tenha apoio especializado para tomar essas e demais decisões relacionadas ao departamento pessoal em sua empresa
CLIQUE AQUI PARA ADOTAR O MELHOR REGIME DE CONTRATAÇÃO EM SUA EMPRESA!