Redução salarial por acordo individual só terá efeito se validada por sindicatos de trabalhadores

Fale com um especialista agora gratuitamente!

Compartilhe nas redes!

Reducao Salarial Por Acordo Individual So Tera Efeito Se Validada Por Sindicatos De Trabalhadores Blog Oliveira Schettini Contabilidade - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Decisão é do ministro Lewandowski. Segundo o ministro, a não manifestação do sindicato, na forma e nos prazos estabelecidos na legislação trabalhista, representa anuência com o acordo individual.

Acordos individuais de redução de jornada de trabalho e de salário ou de suspensão temporária de contrato de trabalho previstos na MP 936/20 somente serão válidos se os sindicatos de trabalhadores forem notificados em até 10 dias e se manifestarem sobre sua validade. Assim decidiu o ministro Ricardo Lewandowski, do STF.

Lewandowski ainda estabeleceu que a não manifestação do sindicato, na forma e nos prazos estabelecidos na legislação trabalhista, representa anuência com o acordo individual.

A ação foi ajuizada pelo partido Rede Sustentabilidade contra dispositivos da MP 936/20, que institui o “Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda” e introduz medidas trabalhistas complementares para enfrentar o estado de calamidade pública decorrente da pandemia do novo coronavírus. Entre elas está a possibilidade de redução salarial e a suspensão de contratos de trabalho mediante acordo individual.

Cláusulas pétreas

No exame preliminar da ação, o ministro salienta que a celebração de acordos individuais com essa finalidade sem a participação das entidades sindicais parece afrontar direitos e garantias individuais dos trabalhadores que são cláusulas pétreas da Constituição Federal. Ele destaca que o constituinte originário estabeleceu o princípio da irredutibilidade salarial em razão de seu caráter alimentar, autorizando sua flexibilização unicamente mediante negociação coletiva.

Segundo Lewandowski, a assimetria do poder de barganha que caracteriza as negociações entre empregador e empregado permite antever que disposições legais ou contratuais que venham a reduzir o equilíbrio entre as partes da relação de trabalho “certamente, resultarão em ofensa ao princípio da dignidade da pessoa e ao postulado da valorização do trabalho humano” (artigos 1º, incisos III e IV, e 170, caput, da Constituição). “Por isso, a norma impugnada, tal como posta, a princípio, não pode subsistir”.

Cautela

O ministro ressalta que, diante das graves proporções assumidas pela pandemia da covid-19, é necessário agir com cautela, visando resguardar os direitos dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, evitar retrocessos. Sua decisão, assim, tem o propósito de promover a segurança jurídica de todos os envolvidos na negociação, “especialmente necessária nesta quadra histórica tão repleta de perplexidades”.

Efetividade

Para Lewandowski, o afastamento dos sindicatos das negociações, com o potencial de causar sensíveis prejuízos aos trabalhadores, contraria a lógica do Direito do Trabalho, que parte da premissa da desigualdade estrutural entre os dois polos da relação laboral. Ele explica que é necessário interpretar o texto da MP segundo a Constituição Federal para que seja dada um mínimo de efetividade à comunicação a ser feita ao sindicato na negociação e com sua aprovação.

Fonte: Migalhas

Se você precisa de serviço relacionado ao artigo ou necessita de maiores informações sobre o assunto, conte conosco, da Oliveira e Schettini Contabilidade.

Estamos preparados para atender clientes de pequeno, médio e grande porte, desenvolvendo uma contabilidade consultiva e oferecendo sempre uma solução inteligente e eficiente para quem precisa focar em seu negócio. 

Entre em contato conosco utilizando as informações disponibilizadas em nosso website; caso prefira, você pode utilizar a ferramenta de chat do WhatsApp, ela fica localizada no canto inferior direito.

Estamos apenas te esperando.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post
Decisão é do ministro Lewandowski. Segundo o ministro, a não manifestação do sindicato, na forma e nos prazos estabelecidos na legislação trabalhista, representa anuência com o acordo individual.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Médico Pj - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Médico como Pessoa Jurídica: Benefícios e Desafios Fiscais

Médico como Pessoa Jurídica: Benefícios Fiscais e Obrigações para Profissionais da Saúde Veja como médico como pessoa jurídica pode pagar menos impostos e transformar sua prática em um negócio mais eficiente e lucrativo. Você se dedica diariamente para cuidar de

Tributação Para Consultórios Médicos - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Tributação para Consultórios Médicos: O Guia Completo

Tributação para Consultórios Médicos: O Que Todo Médico Deve Saber? Descubra qual regime tributário é ideal para seu consultório e como otimizar sua tributação de forma eficiente e sem surpresas fiscais. A tributação de um consultório médico pode parecer uma

Clínica Odontológica - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Contabilidade para Clínicas de Odontologia: Evite Problemas Fiscais

Proteja sua Clínica Odontológica com Contabilidade Eficiente! Descubra como uma gestão contábil eficiente pode transformar sua clínica odontológica, garantindo conformidade fiscal e tranquilidade financeira Você sabia que falhas na contabilidade podem comprometer o futuro da sua clínica odontológica? Entender a

Gestão Financeira Para Consultórios De Psicologia - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Gestão Financeira para Consultórios de Psicologia: Guia Completo

Gestão Financeira para Consultórios de Psicologia: Organize, Economize e Expanda Descubra estratégias eficazes para transformar a gestão financeira do seu consultório de psicologia, com organização e crescimento sustentável no setor da saúde. Sabemos que a gestão financeira para consultórios de

Tributação Para Médicos Autônomos - Contabilidade no Rio de Janeiro | Oliveira e Schettini

Impostos para Médicos Autônomos: Guia para Economizar Legalmente

Impostos para Médicos Autônomos: Guia Rápido para Economizar Legalmente Descubra estratégias eficazes para cumprir suas obrigações fiscais sem complicações e aprenda como reduzir sua carga tributária de maneira legal e inteligente. Sendo um profissional da saúde, a liberdade de atuar

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top